As empresas TotalEnergies e Veolia, parceiras de longa data, assinaram um memorando de entendimento para reforçar a cooperação em áreas estratégicas da transição energética e da economia circular, alinhando-se aos seus compromissos de redução das emissões de gases com efeito de estufa e da pegada hídrica. Esta colaboração visa beneficiar toda a indústria através da ampliação de processos inovadores e do avanço da investigação em desafios orientados para o futuro.
Redução das emissões de metano em aterros
Veolia irá estudar a implementação da tecnologia AUSEA, desenvolvida pela TotalEnergies, que utiliza drones para medir emissões de metano em aterros. Testes iniciais demonstraram a capacidade da tecnologia em fornecer medições fiáveis e replicáveis, detetar fugas e identificar as áreas de maior emissão. Este sistema reforça a estratégia da Veolia de maximizar a captura de metano, com uma meta de 80% de captura até 2032, e permite utilizar a tecnologia para além da indústria de petróleo e gás.
Redução da pegada hídrica industrial
Veolia apoiará a TotalEnergies na implementação da sua ambição de reduzir a captação de águas doces em 20% até 2030, relativamente a 2021, em locais situados em regiões com stress hídrico, e de melhorar a qualidade dos efluentes. Em linha com um recente acordo entre Veolia e a SATORP (co-propriedade da Saudi Aramco e da TotalEnergies) na Arábia Saudita, as empresas irão desenvolver projetos de reutilização de águas residuais em instalações industriais da TotalEnergies e aplicar tecnologias Veolia para otimizar o tratamento de água.
Dessalinização sustentável com energia de baixo carbono
A TotalEnergies apoiará a Veolia na aceleração da implementação de soluções energéticas de baixo carbono em centrais de dessalinização construídas ou operadas pela Veolia. Os parceiros já construíram em conjunto a maior central solar para dessalinização de água do mar em Omã, refletindo a ambição da Veolia de duplicar a sua capacidade de dessalinização até 2030, enquanto reduz a pegada energética de uma tecnologia que já é dez vezes mais eficiente do que no passado.
Recuperação de recursos estratégicos a partir de resíduos
Veolia e TotalEnergies irão ainda combinar capacidades de investigação e inovação para explorar a industrialização de processos de recuperação de elementos químicos estratégicos presentes em resíduos subutilizados, como terras raras em ímanes permanentes usados em turbinas eólicas, painéis fotovoltaicos e baterias.
“Estou muito satisfeita com o acordo assinado hoje com a TotalEnergies: ao combinarmos a nossa experiência, seja na gestão sustentável da água, na economia circular ou na redução das emissões de metano, colocamos as nossas capacidades de inovação ao serviço da transformação ecológica e da competitividade das nossas indústrias”, afirmou Estelle Brachlianoff, CEO da Veolia.
“Estamos muito entusiasmados com esta parceria com a Veolia. A TotalEnergies possui soluções e tecnologias de ponta que pode oferecer à Veolia e vice-versa. Juntos, podemos contribuir de forma concreta para a transição energética e a economia circular. Cooperar desta forma permite-nos avançar de maneira tangível e limitar de forma sustentável a pegada ambiental das nossas empresas”, acrescentou Patrick Pouyanné, Presidente e CEO da TotalEnergies.
Sobre a TotalEnergies
A TotalEnergies é uma empresa global integrada de energia, ativa na produção e comercialização de petróleo, biocombustíveis, gás natural, biogás, hidrogénio de baixo carbono, energias renováveis e eletricidade. Com mais de 100.000 colaboradores, opera em cerca de 120 países, colocando a sustentabilidade no centro da sua estratégia, projetos e operações.
Sobre a Veolia
A Veolia tem como ambição ser a empresa de referência na transformação ecológica. Presente em cinco continentes com 215.000 colaboradores, desenvolve soluções para a gestão de água, resíduos e energia, contribuindo para preservar e renovar recursos. Em 2024, a Veolia prestou serviços de água potável a 111 milhões de pessoas e de tratamento de águas residuais a 98 milhões, produziu 42 terawatts-hora de energia e tratou 65 milhões de toneladas de resíduos. A empresa alcançou 44,7 mil milhões de euros em vendas consolidadas em 2024.
Para mais informações clica aqui.