A Aston Martin apresentou oficialmente o DB12 S, a nova versão de topo da sua aclamada gama de Super Tourers. Inspirado no já impressionante DB12, o DB12 S eleva ainda mais os padrões de desempenho, design e exclusividade, consolidando-se como o novo expoente máximo da marca britânica.
Seguindo a tradição da Aston Martin de atribuir a designação “S” às variantes mais potentes e dinâmicas dos seus modelos – uma prática iniciada em 1953 com o lendário DB3S – o novo DB12 S junta-se agora aos DBX S e Vantage S como símbolo de performance e requinte.
Potência e desempenho de referência
No coração do DB12 S encontra-se uma versão ainda mais poderosa do motor V8 biturbo de 4,0 litros, que passa a desenvolver 700 cv às 6000 rpm e 800 Nm de binário entre as 3000 e as 6000 rpm. Estes números traduzem-se numa aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos e numa velocidade máxima de 325 km/h (202 mph).
A sonoridade também foi aprimorada, graças a um novo sistema de escape desportivo em aço inoxidável com quatro saídas, afinado para oferecer um timbre mais profundo e envolvente. Opcionalmente, é possível escolher um escape em titânio, que além de ser 11,7 kg mais leve, aumenta o volume em 1,5 dB e acentua as frequências graves, médias e agudas do motor.
O sistema de Launch Control foi revisto, garantindo passagens de caixa 50% mais rápidas e uma resposta do acelerador mais progressiva, proporcionando uma ligação ainda mais direta entre o condutor e o carro.
Dinâmica refinada ao mais alto nível
O DB12 S recebeu uma extensa revisão do chassis, com amortecedores Bilstein DTX recalibrados, uma barra estabilizadora traseira mais rígida e novos ajustes na geometria de camber, toe e caster. O resultado é uma sensação acrescida de agilidade, precisão e confiança, especialmente nas curvas.
A direção e o diferencial eletrónico traseiro (E-diff) também foram otimizados, permitindo uma condução mais natural e intuitiva. O novo sistema de travagem em cerâmica de carbono (CCB) é agora de série, oferecendo maior potência de travagem, resistência ao fade e uma poupança de 27 kg em peso não suspenso, beneficiando o conforto e a resposta dinâmica.
Um novo sistema de controlo de travagem em curva (CBC) melhora a estabilidade e precisão nas entradas em curva, utilizando vetorização de binário para uma condução previsível e consistente, seja em estrada ou circuito.
Segundo Simon Newton, Diretor de Performance de Veículo da Aston Martin, “o DB12 S explora novas dimensões de caráter e capacidade dentro da mesma plataforma, mantendo o requinte característico, mas ampliando significativamente a performance e o envolvimento do condutor”.
Design imponente e aerodinâmica funcional
Visualmente, o DB12 S distingue-se por uma estética mais agressiva e aerodinamicamente eficiente. À frente, destacam-se o novo divisor dianteiro de duplo elemento e as entradas de ar no capot, ambos com função estética e funcional. O divisor reduz a sustentação e estabiliza o fluxo de ar, enquanto as aberturas ajudam a extrair o calor do motor.
Nas laterais, os saias em preto brilhante prolongam a linha do para-choques dianteiro, reforçando a postura desportiva. O emblema “S” surge em ambos os guarda-lamas, trabalhado à mão em cromado brilhante ou escurecido e preenchido com esmalte vermelho.
A traseira ganha um spoiler fixo e um difusor redesenhado, que acolhe as novas saídas de escape duplas empilhadas, conferindo uma presença marcante e melhorando a estabilidade em alta velocidade.
Interior exclusivo e personalizável
O habitáculo do DB12 S foi aprimorado com detalhes exclusivos, como o comando rotativo de modos de condução em alumínio anodizado vermelho, que inspira as cores dos cintos de segurança, pespontos e bordados nos encostos de cabeça.
Os clientes podem escolher entre três ambientes interiores:
- Accelerate – combinação de pele e Alcantara;
- Inspire S – em semi-anilina e Alcantara;
- Inspire S Full Leather – em pele semi-anilina integral.
Ambas as versões Inspire incluem padrão S Herringbone com microperfurações e teto em Alcantara. Os bancos dianteiros elétricos Sport Plus de 16 vias são de série, havendo ainda a opção de bancos Performance em fibra de carbono.
Entre os opcionais destacam-se o volante desportivo aquecido em Alcantara e os emblemas Aston Martin gravados nos bancos através de uma técnica pioneira de embossing e debossing combinados, garantindo um nível de detalhe sem precedentes.
Disponibilidade
O novo Aston Martin DB12 S estará disponível nas versões Coupé e Volante, com início das entregas previsto para o primeiro trimestre de 2026.
Combinando potência, luxo e uma atenção meticulosa ao detalhe, o DB12 S reafirma o estatuto da Aston Martin como referência incontestável entre os Grand Tourers de alta performance.
Para mais informações clica aqui.