A Volvo Cars está a utilizar mundos virtuais hiper-realistas gerados por inteligência artificial para reforçar o desenvolvimento do seu software de segurança, nomeadamente os sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), com o objetivo de criar carros ainda mais seguros.
Através de dados recolhidos pelos sensores avançados dos seus novos modelos — como travagens de emergência, desvios bruscos ou intervenções manuais — a marca consegue agora sintetizar cenários de incidentes. Estes dados podem ser explorados e reconstruídos de forma inovadora, permitindo compreender melhor como evitar situações de risco.
Este avanço é possível graças a uma técnica computacional chamada Gaussian Splatting, que permite criar um grande volume de cenas 3D realistas e com elevada fidelidade a partir de imagens do mundo real. O ambiente virtual pode ser manipulado para incluir ou remover utilizadores da estrada, alterar o comportamento do tráfego ou simular obstáculos, gerando diferentes desfechos e testando a resposta do software em tempo real.
Esta tecnologia oferece à Volvo Cars a capacidade de expor os seus sistemas de segurança a todo o tipo de cenários de tráfego, com uma velocidade e escala até agora inatingíveis. Em vez de meses, a marca pode agora testar casos raros e complexos — os chamados edge cases — em apenas alguns dias.
“Já dispomos de milhões de dados de momentos que nunca aconteceram, mas que usamos para desenvolver o nosso software”, afirma Alwin Bakkenes, Diretor Global de Engenharia de Software na Volvo Cars. “Com o Gaussian Splatting, conseguimos pegar num desses casos raros e multiplicá-lo em milhares de variações do mesmo cenário, para treinar e validar os nossos modelos. Isto abre uma escala inédita e permite antecipar situações antes mesmo de acontecerem no mundo real.”
Uma peça fundamental do futuro da segurança
A Volvo Cars combina ambientes virtuais com testes no mundo real para treinar, desenvolver e validar software — uma abordagem segura, escalável e eficiente em termos de custos. Os mundos virtuais são desenvolvidos internamente em colaboração com a Zenseact, empresa de inteligência artificial e software fundada pela própria Volvo Cars.
Este projeto insere-se num programa de doutoramento com várias universidades suecas de referência, focado na aplicação de técnicas de renderização neural em futuras iniciativas de segurança. O estudo é financiado pela Wallenberg AI, Autonomous Systems and Software Program (WASP).
Um legado de inovação em segurança
Desde a década de 1970, a Volvo Cars tem recorrido a dados reais para melhorar a segurança. Nos primórdios, a sua equipa de investigação deslocava-se ao local de acidentes com fitas métricas para medir marcas de travagem e outros indícios. Essa informação deu origem a várias inovações salvadoras, como o Sistema de Proteção contra o Efeito de Chicote e o Sistema de Proteção contra Impacto Lateral. Hoje, a tecnologia avançada permite usar esses dados de forma ainda mais inteligente para evitar riscos antes que ocorram.
Integração com tecnologia NVIDIA
A exploração de técnicas como o Gaussian Splatting é impulsionada pela colaboração reforçada com a NVIDIA. A nova geração de veículos elétricos da Volvo, equipada com capacidades computacionais aceleradas pela NVIDIA, recolhe dados de diversos sensores para compreender melhor o que acontece dentro e fora do carro.
Uma plataforma de supercomputação de inteligência artificial, alimentada por sistemas NVIDIA DGX, permite contextualizar esses dados, gerar novos insights e treinar modelos de segurança do futuro. Esta infraestrutura é parte do recente investimento da Volvo Cars e da Zenseact para estabelecer um dos maiores centros de dados dos países nórdicos.
Saiba mais
A investigação sobre o Gaussian Splatting e o uso de IA generativa faz parte da apresentação da Volvo Cars na conferência NVIDIA GTC, disponível em direto ou sob pedido.
Volvo Cars em 2024
No ano de 2024, a Volvo Car Group registou um lucro operacional recorde de 27 mil milhões de coroas suecas (SEK). As receitas atingiram os 400,2 mil milhões de SEK, e as vendas globais alcançaram os 763.389 carros, o valor mais elevado de sempre.
Sobre o Volvo Car Group
Fundada em 1927, a Volvo Cars é hoje uma das marcas automóveis mais reconhecidas e respeitadas do mundo, com presença em mais de 100 países. Está cotada na bolsa de Estocolmo sob o símbolo “VOLCAR B”.
O propósito da marca — “For Life. To give people the freedom to move in a personal, sustainable and safe way” — reflete-se na ambição de se tornar totalmente elétrica e alcançar emissões líquidas zero de gases com efeito de estufa até 2040.
Em dezembro de 2024, a Volvo Cars contava com cerca de 42.600 colaboradores. A sede, bem como as áreas de desenvolvimento de produto, marketing e administração, estão situadas em Gotemburgo, Suécia, com fábricas na Suécia, Bélgica, Estados Unidos e China.
Para mais informações clica aqui.