Num esforço conjunto para acelerar o desenvolvimento e a disponibilização de soluções zero emissões no setor da construção na Europa, a Volvo Construction Equipment (Volvo CE) juntou-se a um grupo diversificado de líderes em eletrificação para lançar uma nova mesa-redonda dedicada à definição de normas abertas de mercado.
A iniciativa — promovida pela fundação ENI (Emissionfree Network Infrastructure) em parceria com a associação de carregamento inteligente ElaadNL — reúne fabricantes e intervenientes-chave de toda a cadeia de valor da maquinaria de construção. O Memorando de Entendimento (MoU) que formaliza esta colaboração foi assinado pela Volvo CE e pelos restantes membros fundadores durante a feira Bauma 2025.
Colaboração para acelerar a transição elétrica
Esta nova mesa-redonda visa:
- Promover a colaboração pré-competitiva entre empresas para discutir e implementar a expansão de soluções elétricas no setor da construção;
- Estabelecer e publicar normas industriais relativas a diversos aspetos do design de máquinas elétricas de grande porte;
- Formular um plano de continuidade do grupo após 2025.
Karl Uebel, arquiteto de sistemas de eletromobilidade e principal representante da Volvo CE neste grupo, afirma: “Se queremos acelerar a adoção de soluções zero emissões em benefício dos nossos clientes, temos de fomentar uma colaboração profunda em toda a cadeia de valor. Esta mesa-redonda vai apoiar o desenvolvimento contínuo de soluções elétricas, permitindo-nos definir normas industriais que orientem os nossos clientes nas suas jornadas de transformação.”
Normas abertas: chave para uma transição eficiente
A eletrificação de equipamentos de construção representa uma oportunidade significativa para reduzir as emissões de carbono e eliminar poluentes atmosféricos prejudiciais, como os óxidos de azoto (NOx) e partículas finas (PM), trazendo benefícios claros para a saúde pública e para o ambiente.
A normalização dos equipamentos elétricos contribuirá não só para uma maior compatibilidade e segurança em estaleiros multimarcas eletrificados, como também para acelerar a adoção generalizada destas soluções.
A adoção de equipamentos elétricos no setor da construção apresenta ritmos diferentes nos vários mercados europeus. Assim, a mesa-redonda irá apoiar o estabelecimento de normas técnicas abertas antes do aumento da produção nas regiões onde a eletrificação ainda está a dar os primeiros passos.
Um exemplo concreto deste esforço é a criação de protocolos de carregamento inteligente comuns entre diferentes marcas e equipamentos — algo que a Volvo CE já liderou em 2023, ao lançar o seu protocolo de carregamento de 48 volts. A aplicação mais ampla deste tipo de norma facilitará significativamente a transição para a eletrificação por parte dos clientes.
Os avanços da mesa-redonda e as próximas etapas do trabalho conjunto serão anunciados futuramente.
Para saber mais sobre esta iniciativa, visite: www.emissieloosnetwerkinfra.nl/english/oem-roundtable.
Para mais informações clica aqui.