Porsche, BASF e BEST Concluem com Sucesso Projeto-Piloto de Reciclagem Química

A Porsche AG e a BASF SE, em cooperação com o parceiro tecnológico BEST Bioenergy and Sustainable Technologies GmbH, concluíram com sucesso um projeto-piloto conjunto de reciclagem de resíduos mistos provenientes de veículos em fim de vida. A iniciativa demonstra o potencial de reciclar plásticos de alta performance contidos no chamado automotive shredder residue (ASR) – mistura complexa de espumas, plásticos, películas e partículas de tinta, resultantes do desmantelamento automóvel e que atualmente apenas podem ser recuperados por via térmica.

O objetivo da Porsche é promover a economia circular na produção automóvel e aumentar a proporção de materiais reciclados utilizados nos seus veículos.

Reciclagem química como alternativa sustentável

A tecnologia de gaseificação, uma forma de reciclagem química, permite converter fluxos de resíduos mistos em novas matérias-primas valiosas, utilizadas por exemplo na produção de plásticos. Este processo pode tornar-se no futuro uma alternativa à recuperação térmica tradicional, complementando a estratégia de circularidade da Porsche.

A reciclagem química possibilita o aproveitamento de resíduos plásticos que não podem ser reciclados mecanicamente por razões técnicas, económicas ou ambientais. No projeto-piloto, o processo foi realizado pela primeira vez sem recurso a matérias-primas fósseis, utilizando em alternativa matérias-primas de base biológica, como aparas de madeira, em conjunto com resíduos automóveis.

Através da tecnologia avançada de gaseificação, os resíduos plásticos foram transformados em gás de síntese a altas temperaturas. Integrado na rede de produção da BASF, esse gás deu origem a um novo plástico de elevada qualidade – uma formulação de poliuretano. O material reciclado foi então utilizado na produção de novos volantes, atribuído ao plástico através de uma abordagem de balanço de massas, certificada segundo normas internacionais como ISCCPLUS ou REDcert².

Contributo para a economia circular

“Projetos-piloto como este permitem-nos avaliar como podemos desenvolver ainda mais a economia circular enquanto pilar de sustentabilidade da Porsche e como podemos integrar a reciclagem química na nossa estratégia a longo prazo”, afirmou Dr. Robert Kallenberg, Diretor de Sustentabilidade da Porsche AG. “Estamos a testar novas tecnologias de reciclagem com os nossos parceiros para aumentar a proporção de reciclados, aceder a fontes até agora inutilizáveis e encontrar soluções para fluxos de resíduos que atualmente são apenas incinerados.”

Também a BASF destaca a importância da diversificação tecnológica. “A BASF oferece uma ampla gama de soluções de reciclagem e acreditamos que diferentes tecnologias têm de se complementar para atingir as metas de reciclagem”, explicou Martin Jung, Presidente da divisão Performance Materials da BASF. “Priorizamos a reciclagem mecânica e trabalhamos continuamente na sua eficiência. No entanto, para resíduos que ainda hoje são incinerados, tecnologias complementares como a reciclagem química são essenciais.”

Matérias-primas recicladas com qualidade equivalente às convencionais

Os ensaios confirmaram que as matérias-primas obtidas por gaseificação apresentam qualidade comparável às convencionais, cumprindo os requisitos de plásticos de alta performance. Isso significa que podem ser utilizadas também em componentes críticos para a segurança.

Com este projeto, a Porsche, a BASF e a BEST demonstram como a inovação tecnológica pode abrir novos caminhos para a valorização de resíduos automóveis, contribuindo para uma indústria mais sustentável e alinhada com os princípios da economia circular.

Para mais informações clica aqui