A Polestar, marca sueca de automóveis elétricos de elevada performance, anunciou um conjunto abrangente de atualizações para o seu SUV de referência, o Polestar 3, que chegarão com o ano-modelo 2026. As melhorias centram-se numa nova arquitetura elétrica de 800 Volt, num aumento significativo de potência e numa evolução da capacidade de processamento do sistema central de computação.
Michael Lohscheller, CEO da Polestar, sublinha a dimensão do avanço: “As melhorias do Polestar 3 são tão extensas que quase se pode dizer que é um automóvel totalmente novo. Com esta atualização, mantemos o nosso compromisso de acrescentar valor aos clientes através de evoluções contínuas de software e hardware. O já extraordinário Polestar 3 tornou-se ainda melhor.”
Carregamentos mais rápidos com arquitetura de 800 Volt
O novo sistema elétrico de 800 Volt marca um salto tecnológico para o Polestar 3 e para a sua plataforma SPA2. Esta atualização permite carregamentos DC ultrarrápidos até 350 kW, reduzindo o tempo de carga de 10 a 80% para apenas 22 minutos – mais de 25% mais rápido do que antes.
A eficiência também foi melhorada até 6% (WLTP), com a introdução de baterias de iões de lítio da CATL:
- 92 kWh para a versão Rear motor,
- 106 kWh para as versões Dual motor e Performance.
Combinadas, estas inovações reforçam a autonomia em longas distâncias e aumentam a versatilidade do SUV.
Nova motorização com mais potência e prazer de condução
Todas as versões recebem um novo motor síncrono de ímanes permanentes no eixo traseiro, desenvolvido internamente, que proporciona maior potência. Na versão Performance, a configuração combinada com motor assíncrono dianteiro atinge uns impressionantes 500 kW de potência máxima.
O motor dianteiro passa a dispor de sistema de desconexão automática quando não é necessário, melhorando a eficiência no uso diário. A nova afinação do chassis, com barras estabilizadoras revistas e software de direção otimizado, reforça o caráter dinâmico e a condução envolvente.
Inteligência reforçada com oito vezes mais capacidade de computação
O Polestar 3 mantém-se na vanguarda como primeiro automóvel europeu definido por software, agora com o processador NVIDIA DRIVE AGX Orin, que substitui a unidade Xavier. A capacidade de processamento aumenta de 30 para 254 TOPS (trilhões de operações por segundo), permitindo gestão mais rápida e inteligente dos sistemas de segurança ativa, da bateria e da leitura de sensores.
De forma inédita, a Polestar oferecerá esta atualização de hardware gratuitamente a todos os atuais clientes do Polestar 3, com início previsto para 2026.
Gama simplificada e opções mais claras
A nova estrutura de versões passa a ser designada Rear motor, Dual motor e Performance, facilitando a distinção entre variantes. Cada versão terá ainda cintos de segurança personalizados (pretos, pretos com faixa dourada e totalmente dourados, respetivamente).
Entre os novos pacotes de opções destacam-se o Climate pack, que inclui bancos traseiros aquecidos, volante aquecido e lâminas do limpa para-brisas aquecidas, e o Prime pack, que reúne os packs Pilot, Plus e Climate, em conjunto com vidros traseiros escurecidos. O sistema de som premium Bowers & Wilkins, com colunas nos encostos de cabeça e cancelamento ativo de ruído, passa a estar disponível isoladamente ou integrado no pack Plus.
No design, surge a nova cor exterior Storm (cinzento metálico escuro), que substitui a tonalidade Thunder. No habitáculo, o revestimento de série passa a ser MicroTech atribuído a base biológica em Charcoal, acompanhado por elementos decorativos em alumínio reciclado.
O renovado Polestar 3 será lançado primeiro no Reino Unido, devido à elevada procura e ao esgotamento do ano-modelo anterior nesse mercado. Outros países seguir-se-ão posteriormente.
Sobre a Polestar
A Polestar (Nasdaq: PSNY) é a marca sueca de automóveis elétricos de performance, com foco em design sem compromissos e inovação, e com a ambição de acelerar a transição para um futuro sustentável. Sediada em Gotemburgo, Suécia, a empresa está presente em 28 mercados mundiais, abrangendo a América do Norte, a Europa e a região Ásia-Pacífico.
Atualmente, a gama da Polestar integra quatro modelos: Polestar 2, Polestar 3, Polestar 4 e Polestar 5. Entre os modelos em desenvolvimento estão o Polestar 6, um roadster, e o Polestar 7, um SUV compacto. A produção decorre atualmente em dois continentes, América do Norte e Ásia, prevendo-se a sua expansão para a Europa com a chegada do Polestar 7.
A marca mantém um compromisso firme com a sustentabilidade e estabeleceu um plano ambicioso de redução de impacto climático: reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa por veículo vendido até 2030 e alcançar a neutralidade carbónica em toda a cadeia de valor até 2040. A estratégia de sustentabilidade da Polestar assenta em quatro pilares: Clima, Transparência, Circularidade e Inclusão.
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