A PLD Space, empresa internacional de transporte espacial, foi selecionada pelo European Space Research and Technology Centre (ESTEC), parte da Agência Espacial Europeia (ESA), para o seu primeiro contrato na área de Guidance, Navigation and Control (GNC).
O contrato prevê o desenvolvimento do HALCON (Hybridization Algorithms and Low-cost Components for Optimized Navigation), um novo software de navegação híbrido destinado a veículos de lançamento reutilizáveis, incluindo os futuros MIURA 5 e MIURA Next. O projeto foi aprovado no âmbito do programa NAVISP / Element 2, uma iniciativa-chave da ESA para reforçar a competitividade europeia em tecnologias de Posicionamento, Navegação e Temporização (PNT).
O contrato, no valor total de €995.705, será cofinanciado em partes iguais pela ESA e pela PLD Space, que manterá a propriedade final do desenvolvimento.
Navegação híbrida para veículos reutilizáveis
O HALCON vai combinar dados de Unidades de Medição Inercial (IMU) com sinais de GNSS (como Galileo ou GPS), permitindo navegação precisa durante o lançamento e aterragem dos foguetes. Esta capacidade é crítica para veículos reutilizáveis, proporcionando maior precisão nos manobras de aterragem e contribuindo para a autonomia europeia no setor espacial.
Tradicionalmente, sistemas baseados apenas em IMU são caros, menos acessíveis e menos precisos a longo prazo. A integração de sinais GNSS permitirá à PLD Space desenvolver um sistema próprio mais económico, robusto e adequado a aterragens controladas, avançando significativamente na reusabilidade dos seus lançadores.
“Este projeto representa um passo estratégico no desenvolvimento das nossas capacidades de navegação. Com o apoio da ESA, iremos melhorar a precisão nas manobras de aterragem, reforçar a integração vertical e preparar o caminho para futuras tecnologias de terminação de voo autónoma na Europa”, afirmou Raúl Verdú, cofundador e Chief Business Development Officer da PLD Space.
O contrato resulta do NAVISP Spanish Call, lançado em novembro de 2024 pela ESA em colaboração com a Agência Espacial Espanhola (AEE). A proposta da PLD Space foi selecionada após rigorosa avaliação técnica e comercial, destacando-se pela sua inovação, competitividade e estratégia de comercialização.
Base tecnológica para o futuro espacial europeu
O sistema HALCON vai oferecer precisão centimétrica, aumentando a segurança e eficiência operacional, e utiliza componentes comerciais prontos a usar (COTS), reduzindo significativamente os custos de desenvolvimento em comparação com soluções de alta gama.
Além de melhorar a fiabilidade e sustentabilidade do transporte espacial, a tecnologia abre caminho para futuras capacidades como o European Autonomous Flight Termination System (AFTS), ainda não autorizado na Europa, essencial para aumentar a autonomia e segurança das missões.
O desenvolvimento será realizado internamente pela equipa de engenharia da PLD Space, com suporte técnico da ESA, integrando-se na estratégia da empresa para reusabilidade e autonomia operacional até 2030.
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