A Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3) e a SNC, líder global em aeroespacial e segurança nacional dos Estados Unidos, anunciaram um acordo para a venda de uma aeronave A-29 Super Tucano. O anúncio foi feito durante a Conferência Air, Space & Cyber da Air & Space Forces Association (AFA) e antecipa uma encomenda formal através do programa governamental norte-americano Foreign Military Sales (FMS).
O investimento inicial da SNC permite iniciar imediatamente o treino de pilotos, acelerando a obtenção da Capacidade Operacional Inicial (IOC) em até um ano. A aeronave será produzida na linha de defesa da Embraer, em Jacksonville, Flórida. Ao longo da última década, Embraer e SNC colaboraram para entregar quase 50 aeronaves multi missão a forças aéreas em todo o mundo.
“É com grande satisfação que acompanhamos a contínua história de sucesso do A-29, fabricado nos Estados Unidos. O Super Tucano destaca-se pelas capacidades de ataque leve e multi missão, eficazes e acessíveis para atender às necessidades das Forças Armadas dos EUA e aliados”, afirmou Frederico Lemos, Vice-Presidente Comercial da Embraer Defesa & Segurança.
“A SNC investe cedo e de forma consistente em programas nos quais acreditamos, para acelerar resultados e beneficiar quem está na linha de combate”, acrescentou Jon Piatt, Vice-Presidente Executivo da SNC. “Ao antecipar a aquisição desta aeronave, proporcionamos uma IOC mais rápida e maior tempo de treino para os pilotos.”
Um avião multimissão comprovado
O A-29 Super Tucano é uma aeronave turboélice versátil, robusta e durável, capaz de operar a partir de pistas não pavimentadas e bases avançadas em terrenos austeros.
Com mais de 600.000 horas de voo, cumpre múltiplas missões, incluindo:
- Treino avançado de pilotos;
- Apoio aéreo aproximado (CAS);
- Patrulha aérea e interdição;
- Treino JTAC;
- Inteligência, vigilância e reconhecimento armado (ISR);
- Vigilância de fronteiras e escolta aérea.
Equipado com tecnologia de ponta para identificação de alvos, sistemas de armas avançados e aviônicos HMI integrados, o Super Tucano combina flexibilidade operacional com custos reduzidos de ciclo de vida. Atualmente, a aeronave é utilizada por 22 forças aéreas em todo o mundo. Mais recentemente, três unidades foram entregues para a missão de Conselheiro de Aviação de Combate (CAA) do Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC).
Sobre a Embraer Defesa & Segurança
A Embraer Defesa & Segurança monta o A-29 Super Tucano em Jacksonville para clientes americanos e programas FMS, fornecendo também peças, serviços e suporte para a frota. Além do Super Tucano, a empresa produz o KC-390 Millennium, cargueiro militar multimissão e reabastecedor em voo, e oferece soluções integradas de C4I, ISR, sistemas terrestres e espaciais, presentes em mais de 60 países.
Sobre a SNC
A SNC é uma referência global em aeroespacial e segurança nacional, fornecendo soluções inovadoras de comando, controlo, comunicações, ISR, cibernética e gestão do espectro eletromagnético em múltiplos domínios: mar, terra, ar, espaço e cibernético. Fundada em 1963, é uma das poucas empresas privadas de média dimensão em A&D, com histórico de investimentos estratégicos para garantir sucesso nas missões e antecipar futuras necessidades de defesa.
Para mais informações clica aqui.