Press Release: Durante uma semana, a cidade acolheu mais de 170 participantes oriundos de 34 universidades e de 13 países europeus, transformando Coimbra no centro do desporto universitário europeu.
Os Campeonatos Europeus Universitários de Ténis e Padel 2025 chegaram ao fim com as cerimónias de encerramento realizadas em dois espaços da cidade de Coimbra — o Star Padel Outdoor e o Estádio Universitário da Universidade de Coimbra.
Durante uma semana, a cidade acolheu mais de 170 participantes oriundos de 34 universidades e de 13 países europeus, transformando Coimbra no centro do desporto universitário europeu.
O Campeonato Europeu Universitário de Padel contou com a participação de 48 atletas de 8 países. A cerimónia de encerramento decorreu no dia 1 de agosto, no Star Padel Outdoor, celebrando uma semana de competição intensa e de partilha intercultural. A Universidade de Sevilha sagrou-se campeã na competição feminina, enquanto a Universidade de Barcelona venceu na vertente masculina.
O Campeonato Europeu Universitário de Ténis encerrou no dia 3 de agosto, no Estádio Universitário da Universidade de Coimbra. Com 90 atletas de 12 países, o evento destacou-se pela qualidade desportiva e pelo ambiente de cooperação entre as delegações. A Universidade de Valência (feminino) e a Universidade de Regensburg (masculino) venceram as respetivas finais, em jogos disputados.
As cerimónias de encerramento e entrega de prémios contaram com a presença de Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Ricardo Nora, Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Carlos Magalhães, Presidente da Comissão Organizadora, Carina Duarte, Secretária-Geral do evento, Jorge Cardoso e Raquel Mascarenhas, representantes das respetivas modalidades, Filipa Godinho, Pró-Reitora para o Desporto da UC, e Liviu Matac, representante da European University Sports Association (EUSA).
A cerimónia de encerramento do padel ficou ainda marcada pelo momento simbólico da passagem da bandeira da EUSA à Universidad Camilo José Cela, de Madrid — anfitriã da próxima edição. Já a bandeira do ténis segue para a cidade de Split, na Croácia.
Ambos os eventos foram marcados por um forte espírito de entreajuda, respeito e intercâmbio cultural. Mais de 36 voluntários, nacionais e internacionais, desempenharam um papel fundamental na organização e no acolhimento das delegações, contribuindo para o sucesso logístico e humano dos campeonatos.
Com os olhos postos nas próximas edições — Madrid 2027 (Padel) e Split 2027 (Ténis) — a Universidade de Coimbra reafirma o seu compromisso com o desporto universitário, destacando-se como uma referência europeia na organização de grandes eventos desportivos académicos.
Mais informações aqui.