Press Release: Álvaro Domingues, João Gama, Maria de Lurdes Correia Fernandes, Luís Amaral, Pedro Nuno Teixeira e Isabel Pires de Lima são os escolhidos.
Há seis professores da Universidade do Porto entre os novos eleitos para a Academia de Ciências de Lisboa, uma das mais antigas instituições científicas nacionais, fundada em 1779, e que tem como missão essencial a promoção e o incentivo da investigação científica, estimulando o enriquecimento e o estudo do pensamento, da literatura, da língua e demais formas de cultura nacional.
Da lista dos novos 26 membros, destaca-se a eleição do geógrafo Álvaro Domingues como Efetivo da 8.ª secção (Geografia e Ordenamento do Território) da Classe de Letras. Nascido em Melgaço, em 1959, e atualmente investigador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP), Álvaro Domingues é doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), desenvolvendo atividade intensa e regular de investigação e publicação.
Membro do Conselho Científico da FAUP, Domingues é autor, entre outras obras, de Paisagem Portuguesa (FFMS, Lisboa, 2022, com Duarte Belo), Portugal Possível (Museu da Paisagem, Lisboa, 2022, com Duarte Belo e Rui Lage), Paisagens Transgénicas (Museu da Paisagem, 2021), Volta a Portugal (Contraponto, Lisboa, 2017), A Rua da Estrada (Dafne, Porto, 2010) e Vida no Campo (Dafne, Porto, 2012).
Para além de Álvaro Domingues, a Academia de Ciências de Lisboa passa agora a contar com João Gama, Professor Emérito da U.Porto e Catedrático da Faculdade de Economia (FEP), como Correspondente Nacional da 8.ª Secção (Ciências e Tecnologias da Informação) da Classe de Ciências, enquanto Maria de Lurdes Correia Fernandes, professora catedrática (aposentada) da FLUP, passa a ser Correspondente Nacional da 2.ª Secção (Filologia e Linguística) da Classe de Letras.
Também na Classe de Letras, Luís Amaral, Professor Associado do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da FLUP e investigador do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, passa a integrar, como Correspondente Nacional, a 4.ª Secção (História).
Pedro Nuno Teixeira, Professor Catedrático da FEP e ex-secretário de Estado do Ensino Superior, é agora Correspondente Nacional da 6.ª Secção (Economia e Finanças) da Classe de Letras, enquanto Isabel Pires de Lima , Professora Emérita da U.Porto e Catedrática aposentada da FLUP, passa a integrar a 9.ª Secção (Comunicação e Artes). Isabel Pires de Lima, recorde-se, foi ministra da Cultura do XVII Governo Constitucional (de 12 de março de 2005 a 30 de janeiro de 2008) e é atualmente presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves.
A eleição para a Academia das Ciências de Lisboa significa, refira-se, o reconhecimento do mérito e da excelência numa determinada área do conhecimento, seja ela científica, literária ou histórica. É uma distinção concedida pelo pares, membros da própria Academia, que reconhecem a contribuição significativa do eleito para o avanço do conhecimento e para a cultura portuguesa.
Entre os novos eleitos estão, por exemplo, o escritor Gonçalo M. Tavares ou o especialista em fogos florestais Domingos Xavier Viegas.
Mais informações aqui.