Press Release: Atuais e antigos professores e estudantes da U.Porto foram homenageados com a Medalha de Mérito Municipal. José Pacheco Pereira recebeu a Medalha de Honra.
Quatro docentes da Universidade do Porto estão entre as personalidades distinguidas pelo Município do Porto na sua cerimónia anual de atribuição da Medalha de Honra e da Medalha de Mérito Municipal, na qual a autarquia prestou “homenagem ao talento, competência, dedicação e esforço de um conjunto de portuenses notáveis, de instituições eméritas e de personalidades com especiais ligações à cidade”, segundo referiu Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal.
António Sarmento, professor catedrático convidado da Faculdade de Medicina e diretor do Serviço de Doenças Infeciosas do Hospital de S. João, João Moreira de Campos, investigador e professor catedrático da Faculdade de Engenharia, Manuel Loff, historiador e professor associado da Faculdade de Letras (FLUP), e Rui Centeno, professor e investigador também da FLUP, foram distinguidos com a Medalha de Mérito Municipal.
Para além destes, o município distinguiu ainda cinco outros antigos docentes da U.Porto: Manuel Correia Fernandes (FAUP), Bernardo Pinto de Almeida (FBAUP), Rui Guimarães (FEUP) e Jorge Campos e Carlos Daniel, ambos antigos professores da FLUP.
Entre os antigos estudantes , o historiador José Pacheco Pereira foi agraciado com a Medalha de Honra Municipal, a mais alta distinção da autarquia, enquanto nomes como os dos médicos Gustavo Carona, José Luís Catarino e Carlos Miranda, da economista Ilda Figueiredo, do artista plástico Miguel Januário, também conhecido como ±MaisMenos ±, ou da empresária Manuel Tavares de Sousa receberam a Medalha de Mérito, que igualmente distinguiu Maura Marvão, consultora em arte contemporânea e formadora da Porto Business School.
A cerimónia de entrega das medalhas municipais decorreu na Casa do Roseiral, no dia 9 de julho, data em que se assinalava a chegada, em 1832, do rei D. Pedro IV ao Porto.
Foto: C.M.P.
Mais informações aqui.