Press Release: Pedro Nobre foi reconhecido em Brisbane (Austrália) pelo seu contributo global para a saúde e os direitos sexuais.
Pedro Nobre, Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP), foi homenageado durante o 27.º Congresso da Associação Mundial de Saúde Sexual (World Association for Sexual Health – WAS), que teve lugar em Brisbane, na Austrália.
O evento reuniu mais de 600 especialistas e académicos de diversos países e culminou com a aprovação da nova Declaração de Justiça Sexual, um documento central para a promoção global dos direitos sexuais.
A homenagem assinala o fim de um ciclo de 16 anos de colaboração formal de Pedro Nobre com a WAS, onde assumiu vários cargos, incluindo a presidência entre 2017 e 2021. Com a eleição dos novos corpos dirigentes, termina o seu percurso no Comité Executivo e Consultivo da organização, embora continue a colaborar com a WAS como membro da Comissão de Ex-presidentes e como elo de ligação com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em declarações durante o congresso, Pedro Nobre sublinhou a riqueza da experiência vivida na WAS, destacando a diversidade como um valor estruturante: “A WAS foi e continua a ser para mim uma experiência de imersão na diversidade em todos os sentidos: cultural, geográfica, religiosa, de opinião, disciplinar, de áreas profissionais, de identidades de género e sexuais, etc. Mas há um traço comum a toda a organização: o genuíno interesse pela promoção do conhecimento científico na área e sobretudo pela sua translação em termos de promoção da saúde sexual e dos direitos sexuais em todo o mundo”.
Nas palavras do Diretor da FPCEUP, “é esta a identidade comum construída sobre a diversidade que, para mim, constitui a característica mais fascinante da WAS e na qual me revejo. O serviço que prestei a esta organização global é uma das experiências mais gratificantes de toda a minha vida profissional e pessoal. Moldou-me como profissional e como pessoa”.
O reconhecimento agora atribuído destaca o impacto do trabalho de Pedro Nobre na promoção da saúde sexual e dos direitos humanos, reforçando o seu papel como figura de referência na área e evidenciando o contributo da academia portuguesa para o desenvolvimento de políticas e práticas sustentadas na ciência.
Saúde Sexual: FPCEUP na vanguarda da investigação e ensino
Na FPCEUP, Pedro Nobre coordena também o Grupo de Sexualidade e Género, integrado no Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), cuja missão é investigar diferentes domínios da sexualidade humana e contribuir para a divulgação científica e social da ciência da sexologia.
Em 2008, esse grupo fundou o Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab), o único laboratório em Portugal inteiramente dedicado ao estudo dos processos cognitivos, afetivos e psicofisiológicos implicados na resposta e no funcionamento sexuais.
Reforçando o vínculo entre investigação e ensino, a FPCEUP passará a oferecer, a partir do ano letivo de 2025/2026, um novo Mestrado em Sexologia (MSEX). Adicionalmente, foi recentemente celebrado um convénio de dupla certificação do Programa Doutoral em Sexualidade Humana (PDSH) com a Universidade de São Paulo.
Foto: DR.
Mais informações aqui.