Press Release: Mesa-redonda com alumni de Química e Bioquímica da FCUP foi a grande novidade da iniciativa que juntou 22 alunos do ensino secundário.
Entre os dias 14 e 18 de julho, um grupo de 22 alunos do ensino secundário teve oportunidade de participar na Escola de Química e Bioquímica e conheceu de perto laboratórios e os principais temas de investigação nestas áreas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Vestiram a bata, trabalharam lado a lado com investigadores de vários domínios da (bio)química e, no final, apresentaram os seus projetos de âmbito muito diverso desde a sustentabilidade à saúde, da energia à alimentação.
Este ano, e primeira vez, a iniciativa – integrada nas atividades da Universidade Júnior 2025 – contou com uma mesa-redonda com alumni dos cursos de Química e Bioquímica da FCUP. Uma novidade que, para a docente da FCUP e investigadora Iva Fernandes, que integrou a Comissão Organizadora do evento, fez toda a diferença. “Esta sessão permitiu aos participantes conhecer percursos académicos e profissionais muito distintos, ouvir experiências reais e colocar dúvidas sobre quais poderão ser as suas saídas profissionais enquanto futuros alunos do DQB. Foi um momento inspirador e grande valor”, sublinha.
Na mesa-redonda participaram Sofia Esteves, da BestHealth4U, licenciada e mestre em Bioquímica, Rui Duarte, da Colep Consumer Products, licenciado em Química, e Virgínia Fernandes, licenciada e doutorada em Química, atualmente a trabalhar na Escola Superior de Saúde.
O programa contou ainda com momentos interativos, como por exemplo, uma atividade conjunta de modelação molecular e atividades mais técnicas, como as visitas a laboratórios de investigação e de serviços e sessões de partilha de conhecimento, que incluíram as palestras dinamizadas por investigadores e docentes do DQB.
Iva Fernandes faz um balanço “extremamente positivo” desta edição que contou com 15 apresentações que mostraram um “um elevado nível de empenho, criatividade e rigor científico”.
Os participantes vieram sobretudo do Norte do país, mas há quem tenha vindo de propósito de Sintra ou de Palmela para conhecer os cursos de química e bioquímica da FCUP e participar naquela que foi uma “semana intensa, inspiradora e transformadora”. Para o ano há mais.
Mais informações aqui.