Press Release: Ana Bela Sarmento Antunes Cruz Ribeiro, Rufino Martins da Silva, Manuel Marques Ferreira e Ana Cristina Carvalho Rego tomaram posse como professores catedráticos e Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão como investigador coordenador da FMUC a 24 de julho.
“É com um profundo sentimento de honra, alegria, gratidão e sentido de responsabilidade que nos dirigimos a todos nesta ocasião tão especial”. Foi desta forma e, em nome dos cinco colegas, que Ana Bela Sarmento Ribeiro iniciou o discurso proferido na cerimónia de tomada de posse dos novos professores catedráticos e do novo investigador coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). A cerimónia decorreu a 24 de julho na Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC).
O discurso ficou marcado por agradecimentos à família e amigos, mas também aos estudantes, trabalhadores, colegas e mentores. “A nossa gratidão estende-se aos nossos mestres, docentes, funcionários e colegas que de forma generosa, discreta e altruísta ajudaram a moldar o nosso percurso num ambiente de total liberdade, como deve ser no universo universitário”, referiu Ana Bela Sarmento Ribeiro.
Os docentes afirmaram-se cientes da responsabilidade que têm em mãos, asseverando que vão fazer tudo para estar à altura dos títulos que lhes foram atribuídos. “Estamos plenamente conscientes de que este não é o final de um percurso, o fechar de um ciclo, um prémio de carreira, mas simplesmente a habilitação para abraçar novos desafios e a possibilidade de assumir compromissos mais exigentes e mais ambiciosos com renovado entusiasmo e grande sentido de missão, continuando a contribuir para uma Universidade crítica, criativa e comprometida com a formação humanista e a excelência científica”.
Os novos professores catedráticos e o recém-investigador coordenador, pela voz de Ana Bela Sarmento Ribeiro, asseveraram ao Reitor da UC, Amílcar Falcão, e ao Diretor da FMUC, Carlos Robalo Cordeiro, que pretendem servir a UC e a FMUC ao mais alto nível. “Contem connosco, com a nossa determinação, lealdade e empenho no cumprimento das funções que nos confiaram”, pois “tudo faremos pela dignificação da Universidade e pela sua promoção nacional e internacional”, sendo desta forma que “queremos estar na Faculdade de Medicina”.
Salientando que a cerimónia é um dia de comemoração para os novos professores catedráticos, o novo investigador coordenador e para as respetivas famílias e amigos, o Reitor da UC agradeceu a todos e ao “porto seguro” que é a família, reconhecendo que a “carreira académica é bastante complicada, os patamares que têm de ser ultrapassados são vários e é competitiva”.
Amílcar Falcão afirmou que esta tomada de posse é muito importante, pois “a Faculdade de Medicina hoje sai mais forte e uma Faculdade de Medicina mais forte é uma Universidade de Coimbra mais forte, e é para isso que todos trabalhamos”.
No final, o Reitor da UC deixou ainda um agradecimento à “forma como a Faculdade tem trabalhado nos últimos anos”.
Mais informações aqui.