FEUP e Águas do Tejo Atlântico Assinam Protocolo de Colaboração

Press Release: As duas instituições vão cooperar em domínios como a formação avançada e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do setor ambiental.

A Águas do Tejo Atlântico e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) assinaram, no passado dia 30 de junho, um protocolo de colaboração que visa aprofundar a cooperação entre as duas instituições nos domínios da partilha de conhecimento, formação avançada e desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do setor ambiental.

A assinatura do acordo marcou o início do Doctoral Congress in Engineering (DCE) 2025 e contou com a presença do Diretor da FEUP, Rui Calçada, e do Presidente da Águas do Tejo Atlântico, Nuno Brôco.  acompanhados por Vítor Vilar, investigador principal no Laboratório Associado em Engenharia Química (ALiCE) e o principal responsável por dinamizar a ligação técnica e científica entre as instituições.

O protocolo prevê um conjunto alargado de iniciativas partilhadas, como a organização de seminários e workshops sobre temáticas de interesse comum, o apoio à realização de estágios curriculares e dissertações de mestrado em ambiente empresarial, a disponibilização de águas residuais e subprodutos da atividade da empresa para investigação e ainda a promoção de candidaturas a projetos nacionais e europeus.

Estão ainda previstas ações de colaboração em projetos de investigação e desenvolvimento de relevância estratégica para ambas as entidades, bem como iniciativas de educação ambiental e programas de formação técnica promovidos pela FEUP, ajustados às necessidades da Águas do Tejo Atlântico.

“Este protocolo assume o papel de acordo enquadrador, permitindo agilizar a articulação entre as instituições e facilitar a criação de protocolos específicos para projetos concretos, o que garante maior eficiência e alinhamento estratégico”, avança Vítor Vilar.

Para o investigador do ALiCE, esta parceria reforça o papel da Faculdade de Engenharia como promotora de uma engenharia com impacto real na sociedade, “fortemente ancorada na sustentabilidade, na inovação e na excelência científica”.

Foto: DR. 

Mais informações aqui