Estudante da U.Porto Premiada Pela Maior Organização do Mundo em Magnetismo

Press Release: Leonor Andrade conquistou o 2025 Magnetics Society Summer School Poster Award, atribuído no âmbito da Escola de Verão da IEEE Magnetics Society.

A estudante Leonor Andrade, do Mestrado em Engenharia Física – curso partilhado pela Faculdade de Ciências (FCUP) e pela Faculdade de Engenharia (FEUP) – da Universidade do Porto, participou recentemente numa Escola de Verão organizada pela IEEE Magnetics Society, a maior organização mundial na área do magnetismo. O acesso a esta escola, que se realizou este ano em San Diego, na Califórnia, é muito competitivo, sendo que apenas são selecionados por ano 85 estudantes de todo o mundo. Nesta iniciativa, a estudante apresentou um poster com os resultados preliminares da sua dissertação de mestrado e conquistou o 2025 Magnetics Society Summer School Poster Award, juntamente com cinco estudantes de outras nacionalidades. 

“O feedback que tive sobre o trabalho desenvolvido foi muito positivo, mostrando que estamos no caminho certo e oferecendo-me uma motivação extra nesta reta final da minha dissertação”, conta Leonor, que se destacou com o poster “An innovative approach to simultaneously study the structural and magnetic phase transitions in R5(Si,Ge)4 materials family”.

A estudante de Engenharia Física mostrou os resultados obtidos no âmbito do seu trabalho no Instituto de Física dos Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica da Universidade do Porto (IFIMUP), sob a orientação dos docentes da FCUP e investigadores do IFIMUP, João Horta Belo e João Pedro Araújo e do investigador Gonçalo Oliveira.

“Esta foi uma excelente oportunidade para mostrar os resultados preliminares do estudo das transições de fase magnética e estrutural do material magnetocalórico Gd5Si2Ge2, o foco da minha dissertação”, sublinha a estudante, acrescentando que a participação na escola foi uma “experiência completa” e que a marcará para sempre.

O trabalho apresentado por Leonor Andrade resulta de uma colaboração entre várias instituições e investigadores não só da FCUP –  André M. R. Soares, Rafael Almeida, João Pedro Araújo, Gonçalo Oliveira e João Horta Belo – mas também de outras instituições Cândido Duarte (FEUP); Elvina Dilmieva e Uli Zeitler (High Field Magnetic Laboratory – HFML, Países Baixos); K. Dixon-Anderson e Yaroslav Mudryk, do Ames Laboratory, Estados Unidos da América.

A estudante contou ainda com o apoio e colaboração de diversas organizações e projetos para realizar a sua investigação como o HFML, em Nijmegen, o European Magnet Field Laboratory (EMFL), o ReMade@ARI Project e o projeto europeu MAGCCINE, liderado pela FCUP e no qual a dissertação está inserida.

Sobre a Escola de Verão da IEEE Magnetics Society

A IEEE Magnetics Society é a maior organização na área do magnetismo do mundo. Todos os anos, esta organização promove uma Escola de Verão cuja localização é definida de forma rotativa.

Esta escola tem como público-alvo estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento a fazer investigação em magnetismo e tópicos relacionados, e conta com palestras em tópicos avançados por especialistas da área e também alguns eventos de networking.

Este ano, a escola teve lugar em San Diego, Califórnia, no Centre for Memory and Recording Research (CMRR) entre os dias 22 e 26 de junho.

Foto: DR. 

Mais informações aqui