Estudantes da FCUP no Pódio do Prémio Ecotrophelia 2025

Press Release: A Briza — kombucha alcoólica artesanal, apresentada por estudantes do Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar, ficou em terceiro lugar.

Uma equipa composta por estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) está entre os vencedores da Competição Nacional do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2025, que decorreu no passado dia 9 de julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. A Briza — kombucha alcoólica artesanal — conquistou o júri do concurso e alcançou o terceiro lugar da competição.

Criada por Isabella Lobo da Silva, Lara Machado, Luan dos Santos Marvão, Maria Eduarda Albuquerque e Mariana Sousa Silva, a Briza valeu aos estudantes do Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar (MTCA), um prémio no valor de 500 euros. 

Recorde-se que a FCUP participou na 9.ª edição do Prémio Ecotrophelia com duas equipas finalistas. Para além da Briza, o Pro-Boost, um snack com probióticos naturais, foi também um dos produtos apresentados e é da autoria de Clara Leite Marques, Inês Ferro Pires, Marta Cardoso da Rocha e Sara Ferreira Sousa, do mesmo mestrado.

No apoio às equipas finalistas, mas também a outras que se candidataram, estiveram os docentes e investigadores Luís Miguel Cunha, Susana Caldas Fonseca e José Carlos Ribeiro, do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território e do GreenUPorto. 

A preparação dos estudantes no âmbito deste concurso insere-se nas atividades da unidade curricular Análise Sensorial e Desenvolvimento de Novos Produtos, através de uma prática pedagógica inovadora, consolidada ao longo dos últimos anos e que foi recentemente premiada com o “1º Prémio do “Prémio Prática Pedagógica Inovadora 2024/2025″ da Universidade do Porto. 

Foto: DR. 

Mais informações aqui.