Exército dos EUA Atribui Contrato à Electra Para Sistemas de Propulsão Híbrido-Elétricos

A Electra anunciou que foi selecionada pelo Exército dos Estados Unidos para avançar no desenvolvimento de sistemas de propulsão híbrido-elétricos para aeronaves, através de um contrato Small Business Innovation Research (SBIR) no valor de 1,9 milhões de dólares.

O objetivo do contrato é explorar os benefícios operacionais desta tecnologia em termos de consumo de combustível, autonomia e novas capacidades de missão, tanto para aeronaves atuais como futuras. A Electra irá realizar um conjunto abrangente de atividades de maturação tecnológica e redução de riscos relacionadas com propulsão híbrido-elétrica, tendo como base o desenvolvimento do EL9, a sua aeronave Ultra-STOL (ultra-short takeoff and landing) para nove passageiros.

“Este trabalho dá ao Exército um caminho claro para perceber como as tecnologias híbrido-elétricas podem responder às exigências operacionais reais, ao mesmo tempo que permitem novas capacidades logísticas,” afirmou Donn Yates, Vice-Presidente de Programas Governamentais da Electra. “A aeronave Ultra-STOL híbrido-elétrica da Electra redefine o possível na Aviação do Exército, com a sua capacidade de operar em locais pequenos e difíceis, reduzir a procura de combustível e aumentar a flexibilidade para os comandantes.”

O protótipo EL2 da Electra já demonstrou desempenho de voo com descolagens e aterragens ultra-curtas em menos de 150 pés. Com estas capacidades, a Ultra-STOL poderá operar em áreas do tamanho de um campo de futebol, executar logística em ambientes contestados e apoiar bases ágeis. Além disso, o EL9 proporcionará aos militares a possibilidade de descolar e aterrar silenciosamente em espaços reduzidos e de disponibilizar energia móvel, mantendo a segurança, o custo e a autonomia de uma aeronave de asa fixa.

Para maximizar o valor do contrato, a Electra irá executar seis tarefas principais ao longo de 18 meses, incluindo estudos comparativos, análises operacionais, modelação e simulação, testes de voo e avaliação tecnológica dos sistemas HEPPS (Hybrid-Electric Powertrain, Power, and Propulsion Systems).

A empresa destaca-se pelo seu papel pioneiro no desenvolvimento e operação de tecnologias híbrido-elétricas, tendo construído e voado um dos poucos aviões híbrido-elétricos de raiz no mundo – o EL2. Em dezembro de 2024, a Electra tornou-se na primeira empresa a transportar um líder de uma agência governamental dos EUA num avião elétrico, ao voar com o administrador da NASA no EL2.

Este contrato reforça o envolvimento contínuo da Electra com o Exército dos EUA, que já atribuiu seis contratos à empresa, apoiando diversas atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico ligadas à maturação da sua aeronave Ultra-STOL.

Sobre a Electra

A Electra é líder no desenvolvimento de sistemas de propulsão híbrido-elétrica para aeronaves, apostando em tecnologias transformadoras que aliam desempenho, sustentabilidade e novas capacidades operacionais para aplicações civis e militares. 

Para mais informações clica aqui