EIA 2025: Porto Volta a Ser a Capital Europeia do Empreendedorismo Jovem

Press Release: O Edifício Abel Salazar vai ser o palco European Innovation Academy 2025 e do CityXperiment, duas iniciativas que vão juntar mais de 400 estudantes de todo o mundo.

Chegam de mais de 50 países e, ao longo das próximas três semanas (20 de julho a 8 de agosto, vão aprender a transformar as suas ideias de negócios em startups com ambição internacional e a desenvolver soluções inovadoras para alguns dos maiores problemas da cidade. Passa por aí a oportunidade única ao alcance dos participantes da European Innovation Academy (EIA) 2025 e do cityXperiment, as duas iniciativas que vão mobilizar para a Invicta centenas de estudantes e especialistas de todo o mundo para uma imersão nos universos do empreendedorismo, da inovação e da consultoria.

De regresso à Invicta após três edições bem-sucedidas, a edição deste ano da maior summer school de empreendedorismo do mundo vai dar mais de 320 estudantes das melhores universidades americanas, asiáticas e europeiasa possibilidade de “mergulharem” no mundo das startups através um curso intensivo de empreendedorismo e inovação digital, em ambiente internacional.

As atividades da EIA Porto 2025 terão como palco o renovado Edifício Abel Salazar da Universidade do Porto. É ali que os participantes vão experimentar todas as etapas de criação e lançamento de ideias de negócio inovadoras.

A primeira semana (20 a 25 de julho) será focada no desenvolvimento e validação dos produtos propostos pelas diferentes equipas. Segue-se uma segunda semana (28 de julho a 1 de agosto) dedicada à aprendizagem de estratégias de entrada no mercado, bem como de táticas de marketing orientadas para resultados. A semana culminará com a habitual exposição de startups, onde os participantes irão apresentar os seus projetos ao público e à comunidade empreendedora.

Já a terceira e última semana (4 a 8 de agosto  terá como ponto alto o encontro com potenciais investidores, onde os participantes terão a oportunidade de receber feedback valioso e, quem sabe, garantir o primeiro financiamento para os seus projetos.

A apoiar os futuros empreendedores nas diferentes etapas estarão quase meia centena de oradores, mentores (com ligações a empresas como a Google, Amazon, Disney, Microsoft, IKEA, entre outras) e investidores de dezenas de nacionalidades diferentes.

Para mais informações, visitar o website da EIA

cityXperiment: o Porto como “laboratório vivo” de inovação

Em paralelo com a EIA 2025, alguns dos melhores estudantes da UC Berkeley e da U.Porto são chamados a “acelerar a inovação no Porto” através do cityXperiment, um programa promovido pelo Município do Porto – com coordenação da Porto Digital -, em parceria com a Universidade do Porto e o Sutardja Center for Entrepreneurship and Technology da UC Berkeley.

Neste programa, mais voltado para as áreas da inovação e da consultoria, os participantes serão envolvidos num sprint intensivo de consultoria em ambiente real, especialmente focado nos desafios urbanos críticos que moldam o futuro das cidades sustentáveis.

Ao longo de quatro semanas transformadoras, os participantes vão trabalhar em desafios urbanos reais, alinhados com o compromisso do Pacto Climático do Porto para a neutralidade carbónica até 2030. Desse trabalho, que será acompanhado por professores de Silicon Valley, consultores de topo e líderes municipais do Porto, deverão resultar soluções práticas e inovadoras nas áreas da mobilidade, energia, água e economia circular.

O CityXperiment decorre em simultâneo, e com diversas atividades conjuntas, com a EIA 2025.

Foto: EIA. 

Para mais informações, visitar o website do cityXperiment.