Infineon Revoluciona Arquitetura Energética dos Data Centers de IA com a NVIDIA

A Infineon Technologies AG (FSE: IFX / OTCQX: IFNNY) está a liderar uma transformação na arquitetura de fornecimento de energia dos futuros data centers de inteligência artificial (IA), em colaboração com a NVIDIA. A iniciativa conjunta visa o desenvolvimento de uma nova geração de sistemas energéticos com base numa arquitetura centralizada, utilizando corrente contínua de alta tensão (HVDC) de 800 V. Esta inovação promete uma distribuição de energia muito mais eficiente nos centros de dados e permitirá a conversão direta da energia junto ao chip de IA (GPU), dentro da placa do servidor.

A Infineon, com um vasto know-how em soluções de conversão de energia — desde a rede elétrica até ao núcleo do processador — e utilizando materiais semicondutores como silício (Si), carboneto de silício (SiC) e nitreto de gálio (GaN), está a acelerar a adoção em larga escala desta nova arquitetura HVDC.

“A Infineon está a impulsionar a inovação na área da inteligência artificial”, afirmou Adam White, Presidente da Divisão Power & Sensor Systems da Infineon. “A combinação do nosso conhecimento em aplicações e sistemas com a liderança da NVIDIA em computação acelerada define um novo padrão energético para data centers de IA — mais rápidos, mais eficientes e escaláveis.”

Potência e eficiência para a próxima geração de workloads de IA

Com data centers de IA a ultrapassarem as 100.000 GPUs individuais, a exigência de fornecimento energético torna-se crítica. Estima-se que, antes do final da década, os racks de TI exijam potências superiores a 1 megawatt (MW) cada. A nova arquitetura HVDC, aliada a soluções de conversão multipolar de alta densidade, deverá estabelecer um novo padrão industrial, impulsionando o desenvolvimento de componentes de elevada qualidade e sistemas energéticos mais eficientes.

“A nova arquitetura HVDC de 800 V garante uma distribuição energética fiável e eficiente em todo o data center”, destacou Gabriele Gorla, Vice-Presidente de Engenharia de Sistemas da NVIDIA. “Este novo modelo permite à NVIDIA otimizar o consumo energético da nossa infraestrutura avançada de IA, reforçando o nosso compromisso com a sustentabilidade e mantendo o desempenho e escalabilidade exigidos pelas futuras aplicações de IA.”

Centralização energética: o futuro da infraestrutura de IA

Atualmente, o fornecimento de energia nos data centers de IA é descentralizado, com cada GPU a ser alimentada por múltiplas unidades de alimentação (PSUs). A nova abordagem propõe uma centralização energética, maximizando o espaço disponível nos racks e reduzindo os estágios de conversão de energia — o que aumentará a relevância dos semicondutores de última geração.

A Infineon antecipa que a proporção de semicondutores de potência numa arquitetura HVDC centralizada será igual ou superior à da atual distribuição por corrente alternada. Paralelamente ao avanço para esta nova arquitetura, a empresa continuará a apoiar soluções DCDC multipolares e arquiteturas intermédias, fornecendo um portefólio completo com todos os materiais semicondutores relevantes ao longo de toda a cadeia de energia.

Mais informações sobre as soluções da Infineon para data centers e IA estão disponíveis em: www.infineon.com.

Sobre a Infineon Technologies AG

A Infineon Technologies AG é uma líder global em semicondutores para sistemas de energia e IoT. A empresa contribui ativamente para a descarbonização e digitalização, através dos seus produtos e soluções. No final do ano fiscal de 2024 (em 30 de setembro), a Infineon contava com cerca de 58.060 colaboradores em todo o mundo e registou receitas de aproximadamente 15 mil milhões de euros. Está cotada na bolsa de Frankfurt (símbolo: IFX) e no mercado OTCQX nos EUA (símbolo: IFNNY).

Para mais informações clica aqui.