IPO Porto Cria Associação Para Impulsionar a Investigação Clínica

Press Release: O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) realizou, no Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, assinalado a 20 de maio, a sessão pública de constituição da Associação Porto Innovation Cancer Organization (PICO). 

Para a assinatura da escritura pública, estiveram presentes no ato todos os membros fundadores: Júlio Oliveira, presidente do IPO Porto, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto; António Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, Paula Pinho, representante da Fundação Ilídio Pinho; Rui Pedroto, o presidente da Fundação Manuel António da Mota; Filipe Osório de Castro, fundador da Fundação Rui Osório de Castro; Maria Cândida Rocha, presidente do Conselho de Administração do Banco Carregosa.

A sessão pública, realizada ontem, Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, contou com a presença de Ana Povo, Secretária de Estado da Saúde, em representação do Ministério da Saúde, entre outros representantes de entidades institucionais da área da saúde.

No seu discurso, Júlio Oliveira, afirma que “hoje é dia de celebrar” porque ao “ao desenvolver a investigação clínica em oncologia estamos a transformar a vida das pessoas”. O presidente do IPO Porto reforça que “através da descoberta e desenvolvimento de novos tratamentos podem ter mais esperança em sobreviver ou prolongar a sua existência e qualidade de vida”.

O Instituto Português de Oncologia do Porto é o primeiro hospital do SNS a criar uma associação de direito privado sem fins lucrativos para gerir a investigação clínica. A PICO, que prevê um modelo organizacional que irá permitir uma gestão autónoma e mais ágil dos recursos, tem por missão posicionar o Norte de Portugal como polo europeu na investigação, no desenvolvimento de medicamentos e de dispositivos médicos para o tratamento do cancro.

Mais informações aqui.