A Philips anunciou a expansão das suas soluções de informação em radiologia baseadas na nuvem para a Europa, permitindo um melhor acesso a fluxos de trabalho potenciados por Inteligência Artificial (IA). Esta iniciativa surge após a bem-sucedida migração de mais de 150 locais na América do Norte e América Latina para a plataforma Philips HealthSuite Imaging, hospedada na Amazon Web Services (AWS). Com esta expansão, a Philips pretende acelerar a adoção da nuvem em instituições de saúde em toda a Europa.
Transformação Digital na Radiologia
A solução Philips HealthSuite Imaging é um sistema abrangente para departamentos de radiologia, disponibilizado no modelo de software como serviço (SaaS). Com atualizações regulares, patches de segurança e verificações de conformidade, esta plataforma garante a proteção dos dados e permite que os profissionais de saúde acedam às mais recentes inovações a partir de qualquer local.
Estima-se que, dentro de três anos, 95% dos prestadores de cuidados de saúde migrem mais de metade das suas aplicações para a nuvem. Com exames de radiologia acessíveis na nuvem, os clínicos podem consultar estudos de imagem e utilizar fluxos de trabalho clínicos e operacionais potenciados por IA de forma segura e flexível, melhorando a colaboração e acelerando a tomada de decisões clínicas. Adicionalmente, o acesso remoto a funcionalidades como agendamento, leitura de diagnósticos e relatórios integrados permite uma adoção rápida de novas capacidades, otimizando a eficiência operacional e reduzindo os encargos com gestão de TI.
Uma Mudança Revolucionária para a Europa
Segundo Shez Partovi, Business Leader Enterprise Informatics da Philips, "A disponibilidade das soluções de radiologia baseadas na nuvem da Philips na Europa será um fator determinante para os prestadores de cuidados de saúde, ajudando-os a gerir a escassez de pessoal, otimizar fluxos de trabalho e melhorar os resultados clínicos. A escalabilidade e segurança da imagem empresarial na nuvem permitirão que os departamentos de radiologia beneficiem do poder transformador da IA generativa, permitindo aos clínicos concentrarem-se no mais importante: oferecer melhores cuidados a mais pessoas."
Inovação em IA e Perspetivas Futuras
Um dos principais benefícios dos serviços baseados na nuvem é o acesso mais rápido a inovações futuras. A Philips está a explorar as capacidades da IA generativa para melhorar a elaboração de relatórios radiológicos, incluindo a utilização de IA conversacional para ajudar os profissionais de saúde a enfrentar as crescentes exigências clínicas e a escassez de recursos humanos. Estas aplicações poderão reduzir a carga administrativa e automatizar tarefas repetitivas, permitindo aos clínicos dedicarem-se a decisões críticas.
"O relatório ambientado na radiologia é apenas o começo da utilização de modelos de linguagem para relatórios", afirma o Dr. J.J. Visser, Radiologista e CMIO do Erasmus Medical Center. "Não se trata apenas de velocidade; com menos distrações das ferramentas de relatório, consigo focar-me melhor nos detalhes das imagens e produzir relatórios de maior qualidade em menos tempo. Antecipamos ainda maiores avanços nos próximos anos."
Os visitantes do Congresso Europeu de Radiologia (ECR) 2025, que decorre de 26 de fevereiro a 1 de março em Viena, Áustria, poderão conhecer toda a gama de soluções de informação em radiologia da Philips.
Para mais informações, podes clicar aqui.