A Yamaha apresentou no SEMA Show® 2025, em Las Vegas, o primeiro carro de golfe do mundo movido a hidrogénio, reforçando o seu compromisso com soluções inovadoras para alcançar a neutralidade carbónica. O evento decorreu entre 4 e 8 de novembro, reunindo fabricantes automóveis, fornecedores e empresas de tecnologia de todo o mundo, que tiveram oportunidade de conhecer o conceito H2 Golf Car no stand FutureTech.
Esta é a segunda presença consecutiva da Yamaha no SEMA Show®. Em 2024, a marca, em parceria com a Regulator Marine e a Roush Enterprises, apresentou o primeiro motor fora de bordo com combustão interna a hidrogénio, sublinhando a importância de múltiplas tecnologias no caminho para a descarbonização.
“O palco do SEMA® faz sentido para a Yamaha, porque acreditamos que não existe uma solução única para alcançar a neutralidade carbónica. Com o objetivo de atingir a neutralidade nas operações até 2035 e nos produtos até 2050, a Yamaha defende uma abordagem multitecnológica, em linha com as iniciativas do SEMA®”, afirmou Stephen Donnell, Presidente da Yamaha Golf-Car Company.
“A resposta positiva do público mostra que os consumidores desejam opções neutras em carbono, mas também querem escolher a aplicação que melhor se adapta ao seu estilo de vida”, acrescentou.
O modelo H2 Golf Car baseia-se no Yamaha DRIVE2® CONCIERGE®4, um carro de golfe de quatro lugares comercializado principalmente nos Estados Unidos. O conceito inclui dois depósitos de hidrogénio de 25 litros — um sob o banco do condutor e outro atrás do banco traseiro — e foi desenvolvido em colaboração com a Toyota®. O motor a combustão interna movido a hidrogénio utiliza tecnologias já existentes e não emite CO₂ durante o processo de combustão.
Durante o evento, a Yamaha também participou numa FutureTech Fireside Chat, uma conversa sobre o futuro dos combustíveis limpos, com a presença de Grant Suzuki (CTO da Yamaha U.S. Marine Business Unit), Morgan Johnson (especialista em certificação e relações governamentais) e Nicholas Genesi (gestor de relações governamentais). A sessão foi moderada por Martin Peters, Diretor de Assuntos Externos da mesma unidade. Os participantes destacaram o potencial do hidrogénio como combustível promissor para motores de combustão interna mais limpos.
O interesse da Yamaha pela tecnologia do hidrogénio remonta a 2003, quando iniciou investigação sobre energias alternativas para reduzir o impacto ambiental. Desde então, a empresa tem colaborado com vários parceiros para desenvolver motores a hidrogénio, integrando esta aposta na sua estratégia global de sustentabilidade e redução de emissões de carbono, sem comprometer o desempenho e a fiabilidade.
Sobre a Yamaha Golf-Car Company
A Yamaha Golf-Car Company constrói sobre mais de 60 anos de legado da marca Yamaha, produzindo veículos de golfe, utilitários e especiais com engenharia inovadora e qualidade superior. Sediada em Kennesaw, Geórgia, com produção em Newnan, Geórgia, a Yamaha foi pioneira em várias inovações no setor, incluindo o primeiro carro de golfe com injeção eletrónica de combustível e o primeiro modelo com suspensão independente nas quatro rodas, combinando eficiência, conforto e baixo impacto ambiental.
Para mais informações clica aqui.
