A Škoda Auto continua a avançar na sua estratégia de internacionalização com a entrada no mercado da Arábia Saudita, uma das economias automóveis de crescimento mais rápido na região. A expansão será realizada em parceria com a SAMACO Motors, representante de várias marcas do Grupo Volkswagen no país há mais de 15 anos.
A ofensiva comercial da marca checa inclui uma gama alargada de modelos: o Octavia, bem como os SUVs Kushaq, Karoq e Kodiaq. Em breve, seguir-se-ão as versões hatchback e Combi do Superb. A partir de 2026, a Škoda introduzirá também o Slavia, uma berlina compacta destinada a responder à forte procura neste segmento no mercado saudita.
Ainda este ano, abrirão as primeiras duas instalações de retalho de última geração, em Jeddah e Al Khobar, enquanto um showroom de referência está previsto para Riad em 2026.
“A entrada da Škoda Auto na Arábia Saudita, o maior mercado do Médio Oriente, demonstra o nosso compromisso em reforçar a internacionalização da marca. Trata-se de um mercado em rápido crescimento, onde as vendas anuais deverão atingir um milhão de veículos até 2030. Com o nosso portefólio diversificado, queremos aproveitar estas oportunidades. Estamos a unir forças com a organização de vendas do Grupo Volkswagen no Médio Oriente e com o nosso parceiro local, a SAMACO Motors, aproveitando a sua vasta experiência no setor automóvel desde 1978. Nos nossos showrooms, que irão abrir muito em breve, ofereceremos uma experiência totalmente digital com video walls, mesas interativas e suportes informativos digitais”, afirmou Martin Jahn, membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para Vendas e Marketing.
Arábia Saudita: Potencial de crescimento a explorar
A Škoda procurará atingir sobretudo condutores jovens e famílias nas grandes cidades sauditas. Para maximizar sinergias e aproveitar o forte potencial de crescimento — num país que apresenta apenas 156 veículos por cada 1.000 habitantes — a marca estabeleceu um escritório Škoda Middle East integrado na Volkswagen Group Middle East (VWGME), responsável por coordenar os planos e atividades da Škoda na região.
Entrada no mercado com portefólio abrangente e parceiro sólido
A chegada à Arábia Saudita representa mais um passo estratégico no Médio Oriente. Em 2025, a Škoda entrou no mercado de Omã, retomou operações no Qatar e inaugurou dois novos showrooms de ponta nos Emirados Árabes Unidos. Com a inclusão da Arábia Saudita na sua rede em expansão, a marca reforça significativamente a sua presença regional, apresentando um alinhamento de modelos que inclui Octavia, Superb, Slavia, Karoq, Kodiaq e o SUV Kushaq.
A parceria com a SAMACO Motors, pertencente ao Al Nahla Group, será fundamental para este crescimento. Os primeiros dois showrooms, com mais de 1.200 m² cada, abrirão em Jeddah e Al Khobar até ao final de 2025. O espaço principal, em Riad, abrirá no ano seguinte.
Fundado em 1930, o Al Nahla Group é uma das mais antigas empresas comerciais da Arábia Saudita. A SAMACO Motors, criada em 1978, destaca-se como um dos principais importadores e distribuidores automóveis do Reino. Há mais de 15 anos representa Audi, Volkswagen e Porsche, tendo recentemente adicionado Bentley e Lamborghini ao seu portefólio.
Presença global: Škoda reforça expansão além da Europa
Em 2025, a Škoda tornou-se a terceira marca mais vendida na Europa, posição que ambiciona manter até ao final da década. Em paralelo, a empresa está a fortalecer de forma contínua a sua presença fora do continente, com especial enfoque em mercados de rápido crescimento. Índia e Vietname tornam-se mercados estratégicos na política de internacionalização da Škoda, servindo de ponte para aproveitar oportunidades comerciais em regiões como ASEAN, Médio Oriente, Austrália e Nova Zelândia.
Para mais informações clica aqui.
