O Škoda Elroq, SUV compacto totalmente elétrico, conquistou a classificação máxima de 5 estrelas nos testes de segurança realizados pela organização independente European New Car Assessment Programme (Euro NCAP). Os modelos Enyaq e Octavia mantiveram igualmente as suas classificações máximas este ano, demonstrando que, mesmo sob os critérios mais rigorosos da Euro NCAP para 2025, continuam a ser alguns dos automóveis mais seguros do mercado. Este resultado reforça o histórico consistente da Škoda, já que todos os modelos recém-desenvolvidos desde 2008 alcançaram a classificação máxima de 5 estrelas.
Proteção de Ocupantes Adultos
Na categoria Adult Occupant Protection, o Elroq obteve 90%, bem acima dos 80% exigidos para uma classificação de 5 estrelas. A avaliação incluiu quatro testes de colisão: impacto frontal a 50 km/h com barreira deformável em movimento, impacto frontal a 50 km/h contra parede rígida, impacto lateral a 60 km/h com barreira móvel e impacto lateral a 32 km/h contra um poste. Foram também considerados sistemas de segurança pós-colisão, como o travão de colisão múltipla e o rebaixamento automático das janelas em testes de submersão.
Proteção de Ocupantes Infantis
Na Child Occupant Protection, o Elroq obteve 87%, registando níveis muito baixos de esforço nos bonecos de teste em colisões frontais e laterais, resultando numa classificação totalmente verde. O modelo atingiu ainda o máximo de pontos na facilidade de instalação e compatibilidade com uma ampla gama de cadeirinhas disponíveis no mercado.
Proteção de Utilizadores Vulneráveis (VRU)
Na categoria Vulnerable Road User Protection, que abrange peões, ciclistas e motociclistas, o Elroq obteve 77%. Esta avaliação mede a capacidade do veículo de prevenir acidentes através de sistemas avançados de sensores. Foram replicados cenários reais, incluindo atravessamentos de peões e ciclistas, movimentos longitudinais e deteção em curvas ou marcha-atrás, em condições de dia e noite. Uma inovação importante é o assistente de abertura de portas, que alerta os ocupantes quando há ciclistas ou motociclistas a aproximarem-se. Onde a colisão não pode ser evitada, testes de impacto medem potenciais lesões em adultos e crianças.
Sistemas de Assistência à Segurança
Na categoria Safety Assist, o Elroq registou 78%, avaliando sistemas de assistência ao condutor, capacidade de evitar colisões e eficácia da assistência à manutenção de faixa, na qual o modelo obteve o máximo de pontos.
Desempenho contínuo de Enyaq e Octavia
O Škoda Enyaq manteve o resultado de 2021, enquanto o Škoda Octavia, testado pela terceira vez após 2019 e 2022, confirmou novamente o seu elevado nível de segurança, mantendo-o para os próximos seis anos. Juntos, estes três modelos reforçam o histórico sólido da Škoda nos testes de referência europeus de segurança em colisões.
Sobre a Euro NCAP
A Euro NCAP é um consórcio de ministérios dos transportes, clubes automóveis, associações de seguros e institutos de investigação de dez países europeus. Fundada em 1997 e sediada em Leuven, Bélgica, avalia proteção de ocupantes adultos e infantis, proteção de utilizadores vulneráveis e sistemas de segurança ativos. Os testes baseiam-se no equipamento de segurança mínimo instalado nos veículos vendidos na UE27, Reino Unido e Noruega. Desde 2020, os critérios de avaliação foram reforçados a cada três anos, contribuindo para a redução contínua de acidentes e das suas consequências.
Para mais informações clica aqui.
