IKEA Aumenta Volumes de Vendas e Atrai Mais Clientes Num Ano Desafiante

O Ingka Group anunciou hoje que as vendas a retalho da IKEA atingiram os 39 mil milhões de euros no exercício financeiro de 2025*, com um aumento de 1,6% nas quantidades vendidas. O número de visitas às lojas físicas cresceu 1,3%, enquanto o tráfego online subiu 4,6%. Apesar de uma redução de 1,6% nas vendas em comparação com 2024 (39,6 mil milhões de euros), a empresa manteve como prioridade a manutenção de preços baixos para os clientes.

“No último ano enfrentámos desafios e aproveitámos oportunidades, sempre guiados pela nossa visão de criar uma vida quotidiana melhor para muitas pessoas. Vendemos mais a mais clientes, impulsionados principalmente pela redução de preços. Estou orgulhoso da forma como a comunidade IKEA navegou o último ano e vemos um bom momento no ano atual”, afirmou Jesper Brodin, CEO do Ingka Group.

Expansão global e novas lojas

O grupo continuou a investir em acessibilidade, com novas lojas, pontos de planeamento e canais digitais. Foram abertas 54 novas localizações, incluindo Oxford Street em Londres, Deli na Índia e um dos maiores investimentos na China, em Xangai.

Paralelamente, estão a ser testadas novas lojas de formato mais compacto no Reino Unido, EUA e Polónia, oferecendo produtos de mobiliário, alimentação e serviços de planeamento, desenhadas para uma experiência de compra mais rápida e próxima das residências dos clientes.

“As lojas em centros urbanos têm sido um sucesso na aproximação da IKEA às pessoas. Este novo formato permitirá expandir rapidamente, trazendo a gama acessível da IKEA a mais clientes na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico”, acrescentou Tolga Öncü, COO do Ingka Group.

Transformação digital e sustentabilidade

O grupo investiu também na modernização das lojas existentes, adaptando-as como hubs para e-commerce. Por exemplo, a loja de Soroksar, em Budapeste, reabriu em março com capacidade logística duplicada, suportando todas as entregas online na Hungria. A melhoria das ferramentas digitais manteve a satisfação dos clientes nos níveis mais elevados desde que os registos começaram há seis anos.

A Ingka Group continua a trabalhar para atingir os objetivos do Acordo de Paris, com meta de reduzir em pelo menos 50% as emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e 90% até 2050. Desde 2016, a empresa cresceu 23,7% enquanto reduziu a pegada de carbono em 30,1%. Já foram investidos mais de 4,2 mil milhões de euros dos 7,5 mil milhões planeados até 2030 para acelerar a transição para energias renováveis.

Principais números do exercício 2025

  • Vendas totais IKEA Retail: 39 mil milhões de euros (-1,6%)
  • Participação online: 30% (28% em 2024)
  • Visitas às lojas: 736 milhões (+1,3%)
  • Novas aberturas: 54 lojas (41 em 2024)

O resumo financeiro completo será divulgado em novembro, e o Relatório Anual e de Sustentabilidade em janeiro de 2026.

Sobre o Ingka Group

Com operações IKEA em 31 mercados, o Ingka Group é o maior retalhista da marca, representando 87% das vendas globais IKEA. Atua em três áreas de negócio: IKEA Retail, Ingka Investments e Ingka Centres, e colabora com a Inter IKEA Systems B.V. para desenvolver e inovar o negócio da marca a nível global.

Para mais informações clica aqui