Electronic Arts Adquirida por PIF, Silver Lake e Affinity Partners por 55 Mil Milhões de Dólares

A Electronic Arts Inc. (NASDAQ: EA), líder global em entretenimento interativo, anunciou que celebrou um acordo definitivo para ser adquirida por um consórcio de investidores composto pelo Public Investment Fund (PIF), Silver Lake e Affinity Partners, numa transação em numerário que avalia a empresa em aproximadamente 55 mil milhões de dólares. Este negócio representa o maior investimento take-private em numerário alguma vez realizado por sponsors e posiciona a EA para acelerar inovação e crescimento na construção do futuro do entretenimento.

Nos termos do acordo, o consórcio adquirirá 100% da EA, sendo que o PIF irá integrar a operação através da manutenção da sua atual participação de 9,9%. Os acionistas da EA receberão 210 dólares por ação em numerário, o que corresponde a um prémio de 25% face ao valor de fecho não afetado de 168,32 dólares a 25 de setembro de 2025, bem como acima do máximo histórico de 179,01 dólares registado em agosto do mesmo ano.

Andrew Wilson, presidente e CEO da Electronic Arts, destacou: “As nossas equipas criativas e apaixonadas construíram experiências extraordinárias para centenas de milhões de fãs e algumas das propriedades intelectuais mais icónicas da indústria. Este momento é um reconhecimento poderoso desse trabalho e um passo para desbloquear novas oportunidades em entretenimento, desporto e tecnologia.”

O PIF, Silver Lake e Affinity Partners sublinham que a operação permitirá reforçar a aposta em ecossistemas globais de videojogos, desporto e entretenimento, criando novas sinergias entre experiências físicas e digitais e aumentando o envolvimento dos fãs.

A transação foi aprovada pelo Conselho de Administração da EA e deverá ser concluída no primeiro trimestre do ano fiscal de 2027, sujeita às habituais aprovações regulatórias e dos acionistas. Após a conclusão, a EA deixará de estar cotada em bolsa e continuará sediada em Redwood City, Califórnia, mantendo Andrew Wilson como CEO.

O financiamento será assegurado através de 36 mil milhões de dólares em capital próprio dos investidores, complementados por 20 mil milhões em financiamento de dívida liderado pelo JPMorgan Chase Bank, N.A., com 18 mil milhões previstos para serem desembolsados no fecho da operação.

Com um portefólio que inclui títulos de renome mundial como EA SPORTS FC™, Battlefield™, Apex Legends™, The Sims™, Madden NFL, Need for Speed™, Dragon Age™ e F1®, a Electronic Arts encerrou o ano fiscal de 2025 com receitas de 7,5 mil milhões de dólares, consolidando a sua posição como uma das editoras mais influentes e rentáveis da indústria.

Para mais informações clica aqui