Volvo Trucks Reforça Sistema de Alerta ao Condutor com Tecnologia de Monitorização Ocular

A Volvo Trucks anunciou uma atualização do seu sistema Driver Alert Support, que passa a integrar uma câmara de monitorização ocular, com o objetivo de oferecer um apoio ainda mais eficaz aos condutores e reforçar a segurança rodoviária.

Conduzir durante longas horas exige concentração constante, e a marca sueca pretende agora melhorar a capacidade do sistema em detetar sinais de fadiga ou distração ao volante.

Como funciona o sistema atualizado

O novo Driver Alert Support combina duas câmaras:

  • Câmara de monitorização ocular, instalada sobre o visor lateral da cabina, que acompanha a direção do olhar do condutor e identifica sinais de distração, emitindo mensagens de alerta no ecrã acompanhadas de sinais sonoros.
  • Câmara frontal, já presente na versão anterior do sistema, que avalia o comportamento de condução, monitoriza as marcas da estrada e a posição do camião na faixa de rodagem, ajudando a reconhecer padrões típicos de sonolência ou falta de atenção.

Caso a condução desatenta persista, o sistema intensifica os avisos com mensagens adicionais e alertas acústicos mais fortes.

Cumprimento da nova legislação europeia

Esta evolução já cumpre os requisitos da nova legislação europeia de segurança (GSR2), que entrará em vigor em julho de 2026 e exigirá a instalação de sistemas avançados de deteção de distração (Advanced Driver Distraction Warning) em todos os camiões vendidos na União Europeia.

O sistema será ativado automaticamente sempre que a ignição for ligada e poderá ser desativado através de um interruptor, conforme previsto pela regulamentação.

Disponibilidade e implementação

O Driver Alert Support atualizado passará a ser de série nos camiões pesados Volvo FH e FM e nos modelos médios Volvo FL e FE vendidos na União Europeia, bem como em alguns mercados fora da UE, incluindo Noruega, Suíça e Reino Unido. A produção terá início em novembro de 2025. Fora da Europa, continuará também disponível a versão atual, equipada apenas com a câmara frontal.

Compromisso com a segurança

“Após várias horas ao volante, é difícil manter-se totalmente alerta. O nosso sistema atualizado é mais eficaz na deteção de sinais de fadiga ou distração, ajudando a proteger não só os condutores, mas também todos os que partilham a estrada com eles”, afirmou Anna Wrige Berling, diretora de Tráfego e Segurança de Produto da Volvo Trucks.

A marca sublinha ainda que a segurança continua a ser um dos seus valores centrais, lembrando que os modelos Volvo FH e Volvo FM obtiveram, em 2024, a classificação máxima de cinco estrelas nos primeiros testes de segurança Euro NCAP para camiões pesados.

Para mais informações clica aqui