TotalEnergies Reforça Integração na Cadeia de Valor do Gás com Aquisição de Ativos na Bacia de Anadarko, EUA

A TotalEnergies assinou um acordo com a Continental Resources para adquirir uma participação de 49% em ativos de produção de gás natural na Bacia de Anadarko, no estado do Oklahoma. Estes ativos são detidos e operados pela Continental Resources e caracterizam-se por custos competitivos, longa duração de produção e forte ligação ao Henry Hub através da infraestrutura de transporte já existente. O investimento reforça a integração da TotalEnergies em toda a cadeia de valor do gás natural liquefeito (GNL) nos Estados Unidos.

Os ativos agora adquiridos têm potencial para atingir uma produção bruta de cerca de 350 MMscfd até 2030, com capacidade de manter este nível no longo prazo. Para a TotalEnergies, a aquisição permitirá assegurar uma produção líquida de aproximadamente 150 MMscfd.

Esta operação complementa as aquisições concluídas em 2024 na Eagle Ford Basin (Dorado e Constellation) e soma-se à operação de cerca de 500 MMscfd de produção técnica no Barnett, já explorada pela companhia.

“Esta aquisição irá aumentar ainda mais a nossa produção de gás natural nos Estados Unidos e consolidar a posição integrada da TotalEnergies no GNL, com uma produção de baixo custo e baixas emissões”, afirmou Nicolas Terraz, Presidente de Exploração & Produção da TotalEnergies. “Estamos muito satisfeitos por estabelecer esta parceria com a Continental Resources, um operador de referência na Bacia de Anadarko, reconhecido pela sua forte competência técnica e excelência operacional.”

TotalEnergies: terceiro maior player global de GNL

A TotalEnergies é atualmente o terceiro maior operador mundial de GNL, com um portefólio global de 40 Mt/ano em 2024, beneficiando de participações em unidades de liquefação em várias geografias. A empresa possui uma posição integrada na cadeia de valor do GNL, incluindo produção, transporte, acesso a mais de 20 Mt/ano de capacidade de regaseificação na Europa, comércio e abastecimento de GNL para transporte marítimo.

A ambição da TotalEnergies é aumentar a quota do gás natural no seu mix de vendas para cerca de 50% até 2030, reduzindo as emissões de carbono, eliminando as emissões de metano associadas à cadeia de valor do gás e promovendo, em conjunto com parceiros locais, a transição do carvão para o gás natural.

TotalEnergies nos Estados Unidos

Presente no país desde 1957, a TotalEnergies tem vindo a expandir o seu modelo energético integrado nos Estados Unidos, onde investiu quase 11 mil milhões de dólares desde 2022 em petróleo, GNL e eletricidade de baixo carbono. Em 2024, a empresa exportou mais de 10 milhões de toneladas de GNL, consolidando-se como o maior exportador norte-americano e assegurando integração em toda a cadeia de valor, desde a produção upstream no Texas e offshore, até ao transporte e comercialização.

O mercado norte-americano é também central para a estratégia de Energia Integrada da TotalEnergies, que inclui 10 GW de projetos solares, eólicos e de armazenamento em bateria, já instalados ou em construção.

Sobre a TotalEnergies

A TotalEnergies é uma empresa energética global integrada que produz e comercializa petróleo, biocombustíveis, gás natural, biogás, hidrogénio de baixo carbono, energias renováveis e eletricidade. Conta com mais de 100.000 colaboradores em cerca de 120 países, empenhados em disponibilizar ao maior número de pessoas possível uma energia mais fiável, acessível e sustentável. A sustentabilidade está no centro da sua estratégia, projetos e operações.

Para mais informações clica aqui