A TotalEnergies anunciou o arranque da construção do Common Seawater Supply Project (CSSP) e do desenvolvimento completo do campo petrolífero de Ratawi, os dois últimos contratos principais do Gas Growth Integrated Project (GGIP), no Iraque. O anúncio foi feito em Bagdade no dia 14 de setembro, numa cerimónia que contou com a presença de Patrick Pouyanné, Presidente e CEO da TotalEnergies, e de Saad Sherida Al-Kaabi, Ministro de Estado do Qatar para os Assuntos Energéticos e CEO da QatarEnergy, juntamente com Mohammed Shia al-Sudani, Primeiro-Ministro do Iraque, e Hayan Abulghani, Ministro do Petróleo e Vice-Primeiro-Ministro.
O GGIP é liderado pela TotalEnergies, que detém 45% e é operadora, em parceria com a Basra Oil Company (30%) e a QatarEnergy (25%). Com estes contratos, todos os quatro pilares do GGIP — gás natural, energia solar, petróleo e água — entram na fase de execução, reforçando a estratégia multi-energia da TotalEnergies e contribuindo para a independência energética do Iraque e a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Plantas de tratamento de água do mar para preservação dos recursos hídricos
O CSSP será construído na costa, próximo da cidade de Um Qasr, e terá capacidade para tratar e transportar 5 milhões de barris de água do mar por dia para os principais campos petrolíferos do sul do Iraque.
A água tratada substituirá a água doce atualmente retirada dos rios Tigre e Eufrates e dos aquíferos, mantendo a pressão nos poços de petróleo. Espera-se que o projeto liberte até 250.000 metros cúbicos de água doce por dia para irrigação e agricultura local, ajudando a aliviar a pressão sobre os recursos hídricos da região.
Reabilitação do campo de Ratawi, um dos mais baixos emissores do Iraque
A reabilitação do campo de Ratawi começou em setembro de 2023. A fase 1 visa aumentar a produção para 120.000 barris por dia (bpd), com entrada em operação prevista para o início de 2026.
A fase 2, correspondente ao desenvolvimento completo do campo, permitirá aumentar a produção para 210.000 bpd a partir de 2028, sem queima rotineira de gás.
O gás associado, cerca de 160 Mcf/dia, será totalmente processado através do Gas Midstream Project (GMP), em construção desde o início de 2025 com capacidade de 300 Mcf/dia. O GMP também tratará o gás previamente queimado em dois outros campos do sul do Iraque, injetando o gás processado na rede nacional para alimentar centrais elétricas com aproximadamente 1,5 GW, suficiente para fornecer eletricidade a 1,5 milhões de lares iraquianos.
Uma instalação de Early Production, para processar 50 Mcf/dia de gás associado, começará a operar em conjunto com a produção de petróleo da fase 1 do Ratawi no início de 2026.
Impacto económico e emprego
“Estamos muito satisfeitos por adjudicar hoje os dois contratos finais do GGIP, em particular a planta de tratamento de água do mar, muito aguardada pela indústria petrolífera do Iraque. Em menos de dois anos desde o início do GGIP em agosto de 2023, a TotalEnergies e os seus parceiros cumpriram totalmente os compromissos assumidos para com o povo do Iraque e lançaram todos os projetos do GGIP multi-energia”, declarou Patrick Pouyanné, Presidente e CEO da TotalEnergies.
“Todos estes projetos trarão uma contribuição significativa para a economia iraquiana e durante a fase de construção empregarão 7.000 trabalhadores iraquianos. Além disso, a primeira fase dos projetos de gás associado, petróleo e solar começará já no início de 2026.”
Sobre o Gas Growth Integrated Project
Lançado em 2023, o GGIP visa desenvolver de forma sustentável os recursos naturais do Iraque, melhorando o fornecimento de eletricidade do país.
O projeto 4-em-1 inclui:
- Recuperação do gás atualmente queimado em três campos petrolíferos do sul do Iraque para alimentar centrais elétricas;
- Reabilitação do campo de petróleo de Ratawi;
- Construção de uma central solar de 1 GWac (1,25 GWp);
- Construção da planta de tratamento de água do mar.
Sobre a TotalEnergies
A TotalEnergies é uma empresa global de energia integrada, produtora e comercializadora de petróleo e biocombustíveis, gás natural, biogás e hidrogénio de baixo carbono, renováveis e eletricidade. Com mais de 100.000 colaboradores em cerca de 120 países, a TotalEnergies coloca a sustentabilidade no centro da sua estratégia, projetos e operações, fornecendo energia de forma mais confiável, acessível e sustentável.
Para mais informações clica aqui.