A Nokia e a Deutsche Bahn (DB), empresa ferroviária nacional da Alemanha, implementaram a primeira solução comercial de rede rádio 5G de 1900 MHz (n101) com núcleo 5G Standalone (SA), operando em linhas de teste ao ar livre. Este avanço coloca a DB na vanguarda da utilização de uma rede móvel moderna numa faixa de frequência dedicada à comunicação ferroviária 5G na Europa, servindo como base para o Future Railway Mobile Communication System (FRMCS), que suporta operações ferroviárias mais resilientes, eficientes e sustentáveis através da digitalização, aumento de capacidade e fiabilidade do serviço.
A implementação representa um passo significativo na transição da indústria ferroviária do legado Global System for Mobile Communications for Railway (GSM-R) para o padrão FRMCS baseado em 5G, concebido para comunicações críticas em tempo real entre infraestruturas e comboios. Desenvolvido para suportar a automação completa do setor ferroviário, o FRMCS integra tecnologias avançadas, incluindo inteligência artificial, e estabelece uma base para uma indústria mais competitiva e preparada para o futuro.
Modernização das comunicações ferroviárias
Segundo Rainer Fachinger, Diretor de Plataformas de Telecomunicações da DB InfraGO: “A Deutsche Bahn pretende beneficiar de telecomunicações modernas baseadas em 5G para atualizar a infraestrutura de comunicação ferroviária. Colaborar com especialistas em tecnologia como a Nokia é fundamental para levar as últimas inovações para as operações reais. Esta implementação nas linhas de teste dá continuidade a um ensaio 5G pré-FRMCS bem-sucedido realizado com a Nokia e pretende padronizar a nossa rede móvel privada como base para futuros pilotos e implementação definitiva.”
Rolf Werner, responsável pela Nokia na Europa, acrescenta: “A Nokia e a DB têm sido pioneiras na evolução do FRMCS. Temos orgulho em entregar a primeira solução comercial de 5G que utiliza a banda de 1900 MHz nas linhas ferroviárias. Este marco irá desbloquear benefícios importantes para a DB, incluindo operações automatizadas de comboios, manutenção inteligente e infraestrutura e estações inteligentes. Acreditamos que este lançamento servirá como referência para futuras atualizações de FRMCS em redes ferroviárias a nível mundial.”
Características da rede e futuro do FRMCS
A tecnologia está a ser implementada no campo de testes ferroviário digital da DB nas Montanhas Erz (Ore Mountains), na Alemanha, com comboios em operação real.
Entre as suas principais funcionalidades destacam-se:
- Capacidade de failover integrada e funções de auto-recuperação;
- Monitorização em tempo real para garantir alta disponibilidade e eficiência;
- Suporte ao projeto europeu FP2-MORANE-2, que evolui iniciativas anteriores de FRMCS para promover a digitalização ferroviária na Europa.
O contrato amplia os ensaios da DB com o núcleo 5G SA da Nokia e a rede rádio de 3700 MHz (n78), integrando agora o equipamento de rede rádio 5G de 1900 MHz (n101) do portfólio AirScale da Nokia e o núcleo 5G SA otimizado. Esta solução, concebida para facilitar a migração do GSM-R para FRMCS, oferece a fiabilidade e baixa latência necessárias para os sistemas ferroviários modernos.
Sobre a Nokia
A Nokia é uma líder global em tecnologia B2B, desenvolvendo redes móveis, fixas e cloud que permitem às organizações operar de forma inteligente, segura e sustentável. Com arquiteturas abertas que se integram em qualquer ecossistema, a empresa cria oportunidades de monetização e escala, apoiando operadores, empresas e parceiros em todo o mundo na implementação de redes confiáveis e na criação de serviços digitais para o futuro.
O trabalho da Nokia é complementado pelo Nokia Bell Labs, premiado centro de investigação que celebra mais de 100 anos de inovação.
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