TotalEnergies Avança com Investimento no Quarto Terminal de Liquefação de Gás Natural no Texas

A TotalEnergies anunciou esta quarta-feira a decisão final de investimento (Final Investment Decision – FID) no quarto terminal de liquefação (Train 4) do projeto Rio Grande LNG (RGLNG), no sul do Texas, consolidando a sua posição como um dos maiores exportadores de gás natural liquefeito (GNL) do mundo.

Através de um acordo com a norte-americana NextDecade, a TotalEnergies adquiriu uma participação direta de 10% na joint venture que desenvolve o Train 4, garantindo ainda a compra de 1,5 milhões de toneladas de GNL por ano (Mtpa) ao longo de 20 anos. Paralelamente, a empresa francesa detém também uma participação indireta de cerca de 7% neste projeto, como acionista (17,1%) da NextDecade.

Capacidade reforçada para 24 Mtpa em 2030

O novo terminal, com uma capacidade anual de 6 Mtpa, deverá entrar em operação em 2030, elevando a capacidade total do complexo de Rio Grande LNG para 24 Mtpa. O investimento será financiado em 40% por capitais próprios e 60% por dívida.

A decisão contou com o envolvimento dos parceiros do projeto: NextDecade (40%), Global Infrastructure Partners (36,9%), GIC (7,9%), Mubadala (5,2%) e TotalEnergies (10%).

“Estamos muito satisfeitos com a decisão final de investimento no Train 4 do RGLNG. Este projeto, do qual offtake 1,5 Mtpa, reforça a nossa capacidade de exportação de GNL a partir dos Estados Unidos”, afirmou Stéphane Michel, presidente da divisão Gas, Renewables & Power da TotalEnergies.

Segundo o responsável, o acesso a GNL com custos de produção competitivos permitirá à empresa aumentar a sua capacidade de exportação nos EUA para mais de 16 Mtpa até 2030, consolidando a sua quota de 10% no mercado mundial.

Também Matt Schatzman, presidente e CEO da NextDecade, sublinhou a relevância da parceria:
“Estamos satisfeitos por ver a TotalEnergies, o nosso maior cliente de GNL e parceiro na Fase 1 do projeto, reforçar o seu compromisso com o Train 4. O GNL exportado contribuirá para fornecer energia acessível, fiável e segura a clientes em todo o mundo.”

Expansão do projeto Rio Grande LNG

A TotalEnergies já tinha assinado um acordo de compra e venda (SPA) para ofertar 1,5 Mtpa do Train 4 durante 20 anos. Atualmente, detém 16,7% da Fase 1 do Rio Grande LNG, que inclui três unidades de liquefação em construção e que deverão entrar em operação em 2027, garantindo à empresa o acesso a 5,4 Mtpa adicionais.

Com esta aposta, a TotalEnergies reforça não só o seu papel no projeto de Rio Grande LNG, como também a sua presença no mercado norte-americano de exportação de gás natural.

TotalEnergies: terceiro maior player mundial de GNL

A TotalEnergies é atualmente o terceiro maior operador mundial de GNL, com um portefólio global de 40 milhões de toneladas por ano (2024), sustentado por participações em unidades de liquefação em várias geografias.

A companhia está presente em toda a cadeia de valor do GNL — desde a produção e transporte, passando pelo acesso a mais de 20 Mtpa de capacidade de regaseificação na Europa, até ao comércio e abastecimento marítimo.

A ambição da TotalEnergies passa por aumentar o peso do gás natural para perto de 50% das suas vendas até 2030, ao mesmo tempo que promove a redução de emissões de carbono e a eliminação de emissões de metano em toda a cadeia de valor.

Para mais informações clica aqui