A i4Networks concluiu a implementação da tecnologia ótica da Nokia para disponibilizar serviços de interconexão de data centers (DCI) de nova geração nos Países Baixos e além-fronteiras. A nova plataforma reforça o papel do país como um dos principais hubs de internet da Europa, oferecendo conectividade mais rápida e económica, ao mesmo tempo que acompanha a rápida expansão dos data centers e dos fluxos de dados internacionais.
Ativação de serviços em dias, não em meses
A solução agora instalada permite à i4Networks disponibilizar a sua plataforma SDWS (Software Defined Wavelength Service), possibilitando a ativação de capacidade para clientes em apenas dias, em contraste com as semanas ou meses exigidos pelas ligações óticas tradicionais.
Este avanço marca uma transformação para a empresa, que passa a oferecer serviços sob demanda também na camada ótica, com maior capacidade, flexibilidade e segurança — requisitos cada vez mais críticos para fornecedores de cloud, cargas de trabalho de inteligência artificial, serviços de media e plataformas de trading financeiro.
Escalabilidade até 400G e resiliência automática
Com base nas plataformas Nokia 1830 PSS-8 e 1830 PSI-M, a nova rede garante interligações entre data centers mais rápidas e fiáveis. Os clientes da i4Networks podem agora escalar facilmente a capacidade até 100G ou 400G, consoante a procura, beneficiando ainda de mecanismos de resiliência integrada, que redirecionam automaticamente o tráfego em caso de falhas na fibra ou outras interrupções.
“Com as soluções da Nokia, o serviço SDWS da i4Networks oferece aos nossos clientes formas inéditas e flexíveis de implementar conectividade ótica entre data centers nos Países Baixos, a uma fração do custo das soluções atuais”, afirmou Dirk Pol, CEO da i4Networks. “O que antes exigia engenharia complexa e longos prazos de implementação pode agora ser realizado em poucos dias, abrindo novas possibilidades para revendedores, bolsas de internet e fornecedores de cloud.”
Reforço da espinha dorsal digital da Europa
Por sua vez, Mark Vanderhaegen, responsável de Business Development para Data Center Networks na Nokia, destacou: “Este projeto com a i4Networks demonstra o poder das nossas soluções óticas para oferecer serviços de interligação de data centers seguros. Com a mais recente tecnologia ROADM, conseguimos adicionar, remover ou redirecionar dinamicamente comprimentos de onda individuais sem afetar o restante tráfego, permitindo a automação da ativação de serviços ao nível ótico. Estamos a ajudar os nossos clientes a reduzir a complexidade operacional, acelerar lançamentos de novos serviços e reforçar a espinha dorsal digital da Europa.”
Para mais informações clica aqui.
