A Nokia anunciou a abertura oficial do seu novo campus de investigação, desenvolvimento e fabrico em Oulu, na Finlândia, dedicado ao design, teste e produção de redes de próxima geração concebidas para suportar a inteligência artificial.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da República da Finlândia, Alexander Stubb, de membros do Governo finlandês, clientes, parceiros e colaboradores. Durante o evento, Stubb participou num painel de discussão moderado com o presidente e CEO da Nokia, Justin Hotard, sobre o impacto da tecnologia no futuro da Europa.
“Este investimento é uma excelente notícia e demonstra que vale a pena investir na Finlândia. Mostra também que a infraestrutura de redes é fundamental — quando trabalhamos em 5G ou 6G, estamos a criar a rede neural que suportará tudo o que fazemos em inteligência artificial, robotização ou Internet das Coisas”, afirmou Alexander Stubb.
“As nossas equipas em Oulu estão a moldar o futuro do 5G e do 6G, desenvolvendo as nossas redes rádio mais avançadas. O ecossistema único de Oulu integra a I&D e a produção inteligente da Nokia com parceiros estratégicos — incluindo universidades, start-ups e o centro de testes DIANA da NATO. O novo campus será essencial para impulsionar a conectividade necessária à superciclo da IA”, acrescentou Justin Hotard.
Um novo “lar das redes rádio”
Designado “Home of Radio”, o campus alberga cerca de 3.000 especialistas e integra alguns dos mais avançados laboratórios e tecnologias de fabrico de redes rádio do mundo. A infraestrutura cobre todo o ciclo de vida dos produtos, desde a investigação e desenvolvimento até à produção e testes, incluindo ambientes de simulação e validação em condições reais.
A aposta inicial incidirá sobre o 5G, incluindo normalização 5GPP, desenvolvimento de System-on-Chips, hardware e software de rádio, bem como patentes. A unidade fabril de Oulu irá centrar-se na introdução de novos produtos de rádio e baseband da Nokia. O projeto reforça a posição da cidade como testbed global para redes resilientes e seguras, tanto em aplicações civis como de defesa.
Inovação, sustentabilidade e impacto local
A Nokia sublinha que a sustentabilidade foi integrada no projeto desde o início. Todo o consumo energético do campus provém de fontes renováveis, com o excedente a ser canalizado para a rede de aquecimento urbano, suficiente para abastecer cerca de 20.000 lares em Oulu. O campus atinge ainda uma taxa de 100% de aproveitamento de resíduos e uma redução de 99% nas emissões de CO2.
Com uma área total de 55.000 metros quadrados, o complexo foi construído pela YIT e projetado pelo gabinete de arquitetura Arkkitehtitoimisto ALA. As primeiras equipas começaram a ocupar as instalações no início de 2025, após o arranque das obras em 2022.
Nokia Oulu em números
- Cerca de 3.000 colaboradores de 40 nacionalidades trabalham no campus.
- Área total de 55.000 m², integrando fabrico, I&D e escritórios.
- Energia 100% verde, com excedente utilizado no aquecimento de 20.000 lares.
- 100% de aproveitamento de resíduos e 99% de redução das emissões de CO2.
- Projeto iniciado em 2022; primeiras equipas em funcionamento desde o início de 2025.
Sobre a Nokia
A Nokia desenvolve tecnologia que permite ao mundo atuar em conjunto. Líder em inovação tecnológica B2B, a empresa está a abrir caminho para redes que sentem, pensam e agem, explorando o seu know-how em redes móveis, fixas e cloud.
Além disso, cria valor através da propriedade intelectual e da investigação de longo prazo liderada pelos Nokia Bell Labs, que assinalam 100 anos de inovação em 2025.
Com arquiteturas abertas e de alto desempenho, as redes da Nokia permitem novos modelos de negócio e escala global. Prestadores de serviços, empresas e parceiros em todo o mundo confiam na marca para fornecer redes seguras, fiáveis e sustentáveis hoje — e para construir os serviços e aplicações digitais do futuro.
Para mais informações clica aqui.

 
 
 
