Daimler Buses Instala Infraestrutura Completa de Carregamento para Autocarros Elétricos da SSB em Estugarda

A Stuttgarter Straßenbahnen AG (SSB) inaugurou a sua nova infraestrutura de carregamento para autocarros elétricos no depósito de Estugarda-Möhringen, um passo decisivo para a eletrificação total das linhas de autocarros no centro da cidade. A cerimónia contou com a presença do ministro dos Transportes do Estado de Baden-Württemberg, Winfried Hermann, de representantes da SSB, de responsáveis políticos e da Daimler Buses.

A instalação foi realizada pela Daimler Buses, que assumiu o papel de empreiteiro geral, em cooperação com a Daimler Buses Solutions GmbH e os seus parceiros Omexom e Power Electronics. O projeto, com 28 pontos de carregamento e capacidade até 180 kW, contou com um apoio público de cerca de 13 milhões de euros ao abrigo da Lei Alemã de Financiamento Municipal de Transportes (LGVFG).

Autocarros elétricos para uma nova era da mobilidade em Estugarda

“A construção desta infraestrutura de carregamento nas imediações da nossa sede, em Möhringen, é algo especial para nós. Com este pacote completo de pontos de carregamento, autocarros elétricos e serviços, apoiamos a SSB na transição energética do transporte público, tornando-se um modelo para outras cidades”, afirmou Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses.

Segundo Thomas Moser, presidente do conselho de administração da SSB, a meta é ambiciosa: “A cidade de Estugarda pretende operar com autocarros elétricos em todas as linhas centrais até 2027. Esta é a maior transformação dos últimos cem anos no nosso serviço regular de autocarros.”

Até abril de 2025, a SSB já tinha recebido 10 autocarros articulados eCitaro G totalmente elétricos e 10 eCitaro G com célula de combustível da Mercedes-Benz. Estes veículos contam com baterias da mais recente geração NMC3 e, no caso dos modelos a hidrogénio, com células de combustível como extensor de autonomia. Até outubro de 2026, deverão ser entregues mais 43 autocarros, incluindo versões com a nova geração de baterias NMC4.

Carregamento simultâneo e gestão inteligente da energia

Os 28 pontos de carregamento permitem abastecer em simultâneo até 28 autocarros durante a noite, com possibilidade de cargas adicionais durante o dia. O processo é feito através de pantógrafos integrados (“panto down”), que descem até aos carris de carregamento no tejadilho dos veículos.

Com uma tensão até 720 volts e potência até 180 kW, os sistemas garantem flexibilidade e eficiência através de um sistema de gestão inteligente de carga. Um autocarro articulado eCitaro G, por exemplo, pode transportar até 686 kWh em sete baterias, assegurando autonomias até 200 quilómetros sem necessidade de recarregar.

Serviço completo e manutenção assegurada

Para além da instalação da infraestrutura, a Daimler Buses forneceu toda a obra metálica, cablagem elétrica e o sistema de gestão de carregamento Sinos. Foi ainda assinado um contrato de manutenção de três anos, que inclui assistência 24/7, peças de substituição, inspeções anuais de segurança elétrica e verificações regulamentares da DGUV para todos os pantógrafos e carregadores.

Expansão para Gaisburg e apoio público

A Daimler Buses está já a construir um segundo sistema de carregamento no depósito da SSB em Estugarda-Gaisburg, com 37 pontos adicionais (33 com pantógrafo invertido e 4 com carregamento CCS2). A primeira fase ficará concluída no final de 2025, permitindo à SSB carregar um total de 65 autocarros durante a noite.

No total, o Estado de Baden-Württemberg está a investir mais de 24 milhões de euros nas duas instalações de Möhringen e Gaisburg, além de 3 milhões de euros destinados à aquisição de novos autocarros elétricos.

Para mais informações clica aqui