Daimler Truck: Camiões a Hidrogénio Percorrem Mais de 225 Mil Quilómetros em Testes Reais com Clientes

A Daimler Truck anunciou que os protótipos do Mercedes-Benz GenH2 Truck, movidos a célula de combustível de hidrogénio, concluíram com sucesso mais de 225.000 quilómetros em operações reais de clientes. O percurso total equivale a cerca de cinco voltas à Terra ao longo do equador.

O programa de testes, iniciado em julho de 2024, envolveu cinco veículos colocados ao serviço de Air Products, Amazon, Holcim, INEOS Inovyn e Wiedmann & Winz em operações logísticas regulares na Alemanha. O objetivo era validar a fiabilidade e a eficiência dos camiões em condições reais de transporte, permitindo aos clientes experiência direta com a tecnologia.

Se o mesmo trajeto tivesse sido realizado por camiões a gasóleo de 25,6 toneladas, seriam necessários cerca de 58.000 litros de combustível, emitindo aproximadamente 154 toneladas de CO₂.

Eficiência comprovada em condições reais

Os veículos revelaram uma eficiência energética elevada, com consumos médios entre 5,6 kg/100 km e 8 kg/100 km de hidrogénio, dependendo da carga, que variou entre 16 e 34 toneladas. As células de combustível foram desenvolvidas pela cellcentric, joint venture da Daimler Truck com o Volvo Group.

Segundo Michael Scheib, responsável pelo desenvolvimento de veículos da Mercedes-Benz Trucks: “Os testes com clientes são extremamente valiosos para o aperfeiçoamento dos nossos camiões a célula de combustível. Conseguimos demonstrar desempenho, fiabilidade e eficiência em diferentes aplicações e obter dados essenciais para preparar a produção em série.”

Utilização por grandes empresas

  • Amazon: transporte entre o centro de distribuição em Frankenthal e a estação de entregas em Sindelfingen.
  • Air Products: distribuição de gases engarrafados a partir da fábrica em Hattingen.
  • Holcim: transporte de cimento da região do Ruhr para clientes na Alemanha e Países Baixos.
  • INEOS Inovyn/VERVAEKE: transporte de PVC e vinil.
  • Wiedmann & Winz/DP World: logística intermodal de contentores marítimos.

Os clientes destacaram a autonomia superior a 1.000 km, tempos de reabastecimento reduzidos (10–15 minutos) e conforto de condução. Motoristas salientaram também a potência dinâmica, suavidade e baixos níveis de ruído, comparando favoravelmente com os camiões a gasóleo.

Reabastecimento e suporte técnico

Durante os testes foram realizadas 285 operações de reabastecimento em hidrogénio líquido (sLH₂) nas estações de Woerth am Rhein e Duisburgo, num total de 15 toneladas. O hidrogénio líquido foi preferido por permitir maior densidade energética, aumentando a autonomia e reduzindo o peso dos depósitos.

A Daimler Truck acompanhou de perto os clientes, disponibilizando equipas dedicadas de after-sales e centros de assistência certificados em Haan e Estugarda-Feuerbach. O suporte contínuo foi apontado como fator-chave para o sucesso do programa.

Próximos passos

No quarto trimestre de 2025 terá início uma segunda fase de testes com mais cinco clientes. Em paralelo, a Daimler Truck prepara a produção em pequena série de 100 unidades da próxima geração de GenH2 Trucks, prevista para o final de 2026.

A empresa mantém a sua estratégia de duplo caminho – camiões elétricos a bateria e a hidrogénio – para a descarbonização do transporte rodoviário. No entanto, sublinha que a ausência de uma rede alargada de postos de abastecimento de hidrogénio líquido continua a ser um obstáculo à adoção em larga escala.

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