A TotalEnergies anunciou que a sua afiliada Total Austral assinou um acordo com a YPF SA para a venda da sua participação operada de 45% em dois blocos de petróleo e gás não convencionais na Argentina, Rincon La Ceniza e La Escalonada, por um montante de 500 milhões de dólares. A avaliação dos ativos ronda os 10.000 dólares por acre.
Localizados na área do Vaca Muerta, na bacia de Neuquén, estes blocos, com cerca de 51.000 acres líquidos, encontram-se atualmente numa fase piloto de desenvolvimento. Os parceiros da Total Austral nestas concessões são a Gas y Petroleo de Neuquén (10%) e a O&G Developments LTD S.A (45%), esta última detida pela Shell.
Javier Rielo, Vice-Presidente Sénior para as Américas de Exploração e Produção da TotalEnergies, afirmou que “a venda dos blocos Rincon La Ceniza e La Escalonada faz parte da nossa estratégia de gestão ativa do portefólio. A TotalEnergies mantém-se totalmente comprometida com a Argentina, onde opera uma vasta área não convencional de 183.000 acres líquidos em Vaca Muerta, mesmo após a alienação destes dois blocos, que representavam cerca de 20% da nossa área líquida nesta zona.”
Rielo acrescentou que a empresa está atualmente a produzir gás e condensados nos blocos operados Aguada Pichana Este e San Roque, com uma produção combinada estimada em 50.000 barris de óleo equivalente por dia (boe/d) na quota da TotalEnergies em 2024. “Esta transação permite-nos desbloquear valor numa parte do nosso portefólio, enquanto focamos o desenvolvimento dos nossos principais ativos na bacia de Neuquén e no offshore da Terra do Fogo.”
A conclusão do negócio está sujeita às condições habituais de mercado.
Presença da TotalEnergies na Argentina
A TotalEnergies está presente na Argentina desde 1978 e emprega atualmente mais de 1.100 pessoas em vários setores, incluindo Exploração e Produção, eletricidade renovável (solar e eólica) e lubrificantes. Através da Total Austral, é o maior produtor internacional de gás do país, operando cerca de 25% da produção nacional, com uma produção média de 95.000 barris de óleo equivalente por dia em 2024.
Na Terra do Fogo, em parceria com Harbour Energy (37,5%) e Pan American Sur (25%), a TotalEnergies (37,5%) opera a concessão Cuenca Marina Austral 1 (CMA-1), que inclui campos onshore e seis plataformas offshore. Em Neuquén, detém participações em três blocos onshore operados.
Além disso, em todo o território argentino, a TotalEnergies gere três parques eólicos e uma central solar, com uma capacidade instalada aproximada de 300 MW.
Sobre a TotalEnergies
A TotalEnergies é uma empresa global integrada de energia que produz e comercializa petróleo e biocombustíveis, gás natural, biogás e hidrogénio de baixo carbono, energias renováveis e eletricidade. Com mais de 100.000 colaboradores em cerca de 120 países, a TotalEnergies aposta numa energia mais fiável, acessível e sustentável, colocando a sustentabilidade no centro da sua estratégia, projetos e operações.
Para mais informações clica aqui.