Neste Leva Combustível Sustentável ao Aeroporto de Ontario com a Amazon Air

Amazon torna-se a primeira empresa a utilizar SAF no aeroporto californiano, num passo importante rumo à descarbonização das suas operações de carga aérea.

A Neste, empresa líder em soluções renováveis, anunciou a extensão do fornecimento de combustível de aviação sustentável (SAF) ao Aeroporto Internacional de Ontario, na Califórnia, como parte de um novo acordo com a Amazon Air. Ao abrigo desta parceria, a Neste fornecerá 7.500 toneladas métricas (equivalente a 2,5 milhões de galões) de SAF puro, da marca Neste MY Sustainable Aviation Fuel™, para as operações de carga aérea da Amazon nos aeroportos de San Francisco e Ontario até ao final de 2025.

Com este acordo, a Amazon torna-se a primeira empresa a adquirir e utilizar SAF no Aeroporto Internacional de Ontario, que se encontra entre os dez maiores aeroportos de carga dos Estados Unidos, de acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA).

A adoção de SAF insere-se no compromisso estratégico da Amazon de atingir emissões líquidas zero de carbono em todas as suas operações globais até 2040. A colaboração com a Neste teve início em 2021, quando a empresa finlandesa forneceu SAF à Amazon no aeroporto de Colónia-Bona, na Alemanha.

O SAF fornecido pela Neste é misturado com combustível de aviação convencional e integrado na rede logística da Amazon Air em ambos os aeroportos. As primeiras entregas foram realizadas com sucesso no início deste ano. Em San Francisco, o combustível é transportado através de infraestruturas de pipeline existentes, enquanto, em Ontario, a entrega é assegurada por camiões alimentados com diesel renovável da Diesel Direct, parceiro estratégico de longa data da Neste. Esta abordagem permite reduzir ainda mais as emissões de gases com efeito de estufa associadas ao transporte do SAF.

Carl Nyberg, Vice-Presidente Sénior da área Comercial de Produtos Renováveis da Neste, afirmou: "Estamos entusiasmados por fornecer SAF à Amazon Air em dois dos principais aeroportos da Califórnia. Este marco envia uma mensagem clara de que o SAF está disponível para companhias aéreas e operadores de carga, como a Amazon Air. A nossa solução logística na Califórnia demonstra como os combustíveis renováveis podem ajudar os nossos clientes a reduzir facilmente as suas emissões em diferentes modos de transporte.”

O combustível de aviação sustentável da Neste é produzido a partir de matérias-primas 100% renováveis, como óleos alimentares usados e resíduos de gordura animal. Quando utilizado na sua forma pura (neat), pode reduzir as emissões de gases com efeito de estufa até 80% ao longo do seu ciclo de vida, comparativamente ao combustível fóssil tradicional, segundo metodologias de avaliação de ciclo de vida reconhecidas, como a CORSIA.

A Neste tem atualmente uma capacidade de produção global de SAF de 1,5 milhões de toneladas por ano (cerca de 515 milhões de galões), prevendo-se que este valor aumente para 2,2 milhões de toneladas (cerca de 750 milhões de galões) até 2027.

Este desenvolvimento representa mais um passo significativo na transição para uma aviação mais sustentável, consolidando a importância de parcerias estratégicas entre o setor privado e fornecedores de soluções ecológicas para atingir metas climáticas globais.

Para mais informações clica aqui