Press Release: A iniciativa visa apoiar estudantes de medicina e jovens médicos de países da CPLP a participar na próxima Cimeira Mundial de Saúde, que decorrerá de 12 a 14 de outubro de 2025, em Berlim.
O Centro Académico e Clínico de Coimbra — Coimbra Health anunciou o lançamento das bolsas “Coimbra Health Global Voices Fellowships”, no âmbito da sua participação na World Health Summit Academic Alliance. A iniciativa pretende apoiar a participação de estudantes de medicina e jovens médicos provenientes dos países de língua portuguesa membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na próxima Cimeira Mundial de Saúde, que decorrerá de 12 a 14 de outubro de 2025, em Berlim. Cada bolsa disponibilizará até 3.000€ para cobrir despesas de deslocação e alojamento.
Será selecionado um candidato de cada um dos seguintes países da CPLP: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A seleção dos bolseiros será realizada pelas respetivas escolas médicas parceiras.
Os interessados devem enviar a candidatura para avaldorio@uc.pt até 21 de agosto de 2025. O documento deve indicar as informações pessoais do candidato (nome completo, data de nascimento, nacionalidade, país de residência, endereço de email e número de telefone); a formação académica (instituição de ensino, curso, ano de frequência ou data de conclusão); experiência profissional, se aplicável, e ainda uma carta de motivação (com um máximo de 500 palavras) onde dão conhecer o interesse em participar no World Health Summit e como pretendem contribuir para os debates e atividades do evento.
Reconhecendo a baixa representação de jovens profissionais de saúde destes países em fóruns globais de saúde, o Coimbra Health pretende, com estas bolsas, proporcionar uma plataforma para que as suas vozes e perspetivas únicas sejam ouvidas, enriquecendo assim os debates e resultados deste evento de renome mundial. Com esta iniciativa, o Coimbra Health reafirma o seu compromisso com a promoção da equidade na liderança em saúde a nível global e o fortalecimento das capacidades dos futuros profissionais de saúde dos países de língua portuguesa.
Mais informações aqui.