O camião elétrico de longo curso Mercedes-Benz eActros 600 está a conquistar terreno em toda a Europa. Desde a Alemanha à Noruega, de Itália à Roménia, e passando por mais de 15 países europeus, a versão elétrica de referência da Mercedes-Benz Trucks já está a ser utilizada em diversas aplicações logísticas — desde o transporte internacional clássico até operações especiais mais exigentes.
No segundo trimestre de 2025, a Mercedes-Benz Trucks alcançou a liderança no segmento europeu de veículos pesados de zero emissões, consolidando a sua posição como referência na transição para um transporte mais sustentável.
Casos de sucesso na Europa
- Alemanha – Logistik Schmitt: pioneira na utilização de camiões elétricos Mercedes-Benz, recebeu cinco das 23 unidades encomendadas, expandindo o transporte eletrificado para rotas internacionais.
- Países Baixos – Simon Loos: duas unidades eActros 600 começaram a abastecer a rede Lidl, aumentando a autonomia operacional para até 500 km e permitindo transporte de longo curso.
- Bélgica – Milktrans: recebeu duas das seis unidades encomendadas, tornando-se o primeiro operador belga a utilizar o eActros 600.
- Áustria – Friedl: empresa familiar de transporte frigorífico nacional e internacional incorporou o seu primeiro eActros 600 totalmente elétrico, após participação na fase de testes.
- França – Transports Derocq: especializada em transporte refrigerado, aposta na mobilidade sustentável com a sua primeira unidade elétrica de longo curso.
- Reino Unido – HIVED: empresa de entregas expresso adicionou dois dos nove camiões encomendados à sua frota 100% elétrica.
- Suíça – Emmi Group: líder na indústria de lacticínios, colocou em operação o seu primeiro eActros 600 em junho.
- Itália – BRIGO: reforçou a frota com três eActros 600 e dois eActros 300, na abertura do primeiro posto de carregamento Milence no país.
Tecnologia e desempenho
Lançado em série no final de novembro de 2024, o eActros 600 entrou em operação comercial em dezembro do mesmo ano. O modelo já demonstrou o seu potencial em condições reais, com destaque para:
- Tour Europeu de Testes 2024: 15.000 km através de 22 países com 40 toneladas de peso bruto combinado.
- Tour de Inverno 2025: 6.500 km pelo Norte da Europa em condições climatéricas rigorosas.
- Prémio “International Truck of the Year 2025”: o galardão mais prestigiado do setor.
O eActros 600 possui uma capacidade total instalada de 621 kWh (três baterias de 207 kWh com tecnologia LFP), oferecendo autonomia de 500 km sem recarregamento intermédio e potencial para ultrapassar os 1.000 km por dia com carregamento durante as pausas regulamentares. A durabilidade prevista é de até 1,2 milhões de km em 10 anos, mantendo mais de 80% da capacidade da bateria.
Com peso bruto combinado até 44 toneladas e cerca de 22 toneladas de carga útil na configuração standard, o eActros 600 posiciona-se como a solução de transporte pesado elétrica mais avançada e realista para o mercado europeu.
Para mais informações clica aqui.