LG Chem e Enilive Iniciam Construção da Primeira Fábrica da Coreia do Sul para Combustíveis Sustentáveis

 

A LG Chem e a Enilive deram um passo importante no crescimento dos biocombustíveis ao iniciarem a construção da primeira unidade de produção de óleo vegetal hidrotratado (HVO) e combustível sustentável para aviação (SAF) da Coreia do Sul. A nova fábrica será instalada no Complexo Químico Daesan da LG Chem, em Seosan, Chungcheongnam-do, a cerca de 80 km a sudoeste de Seoul. O projeto, desenvolvido pela joint venture LG-Eni BioRefining, está previsto para concluir em 2027 e terá capacidade para processar anualmente cerca de 400.000 toneladas de matérias-primas renováveis.

O HVO e o SAF, cuja procura deverá crescer significativamente devido às políticas de combustíveis renováveis, são produzidos através da hidrogenação de óleos vegetais sustentáveis, como o óleo alimentar usado (UCO) e outros resíduos, utilizando a tecnologia Ecofining™, desenvolvida pela Eni em colaboração com a Honeywell UOP. Este processo permite reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em comparação com os combustíveis fósseis convencionais.

“Na LG Chem estamos a transformar o nosso portefólio para construir uma base de baixo carbono que assegure um crescimento sustentável e rentável”, afirmou Shin Hak-cheol, CEO da LG Chem. “Com a inovação em combustíveis renováveis e matérias-primas bio-based, como o HVO, pretendemos reforçar a nossa competitividade global e responder eficazmente às necessidades dos nossos clientes.”

Stefano Ballista, CEO da Enilive, destacou: “O início das obras na biorrefinaria de Seosan confirma a estratégia da Enilive de oferecer produtos cada vez mais sustentáveis, reforçando a nossa liderança na produção de biocombustíveis. Juntamente com as unidades já em operação na Itália e nos Estados Unidos, e as novas biorrefinarias em construção na Itália e na Malásia, esta planta em Daesan contribuirá para o nosso objetivo de aumentar a capacidade de biorrefinação para mais de 5 milhões de toneladas por ano até 2030, com potencial para produzir mais de 2 milhões de toneladas anuais de SAF.”

Com esta iniciativa, a LG Chem reforça o seu papel como líder em inovação sustentável, apoiando a transição global para a energia renovável e avançando rumo a uma economia de carbono neutro. A integração do HVO na cadeia de abastecimento permitirá reduzir emissões e ampliar a gama de produtos certificados pelo ISCC PLUS, designados como bio-circular balanced (BCB). As aplicações previstas incluem o Acrilonitrilo Butadieno Estireno (ABS) para eletrónica e automóveis, o Acetato de Etileno-Vinil (EVA) para artigos desportivos e os Polímeros Superabsorventes (SAP) para produtos de higiene.

Para mais informações clica aqui