A Ingka Investments, braço de investimento do Ingka Group, maior retalhista IKEA do mundo, anunciou hoje um investimento de capital de crescimento na Re-mall (Shanghai Re-mall Environmental Protection New Material Co., Ltd.), recicladora chinesa de resíduos de embalagens pós-consumo. A empresa utiliza uma tecnologia e um processo proprietários para produzir polipropileno reciclado transparente (rPP) destinado a novas aplicações.
A indústria de reciclagem de plásticos enfrenta desafios significativos, incluindo contaminação por resíduos alimentares e rótulos, degradação da qualidade ao longo dos ciclos de reciclagem, custos de processamento elevados e procura volátil de plásticos reciclados — fatores que dificultam a adoção em larga escala.
Reconhecida na China pela produção de polipropileno reciclado de grau premium, impulsionada por tecnologia e inovação, a Re-mall desenvolve soluções de circuito fechado em parceria com a sua cadeia de valor. É também um dos poucos fornecedores globais capazes de produzir, em escala, pellets altamente transparentes a partir de embalagens alimentares pós-consumo. Estes materiais são utilizados em produtos como caixas e recipientes de armazenamento, louça de mesa, brinquedos, embalagens para cosméticos e têxteis técnicos, e integram o portefólio de diversas empresas de referência mundial.
Este investimento insere-se no compromisso do Ingka Group em apoiar a transição para uma economia circular, financiando empresas que desenvolvem tecnologia ou aumentam a capacidade de prevenir resíduos e fornecer materiais reciclados. Trata-se do primeiro investimento na China no âmbito do portefólio de investimentos circulares da empresa.
“A sólida rede de fornecedores da Re-mall e as parcerias com os principais serviços chineses de entrega de refeições já estão a gerar impacto no mercado local de reciclagem. Ao investir na Re-mall, pretendemos ampliar esse impacto, contribuindo para resolver o problema global dos resíduos plásticos e acelerar a transição para a economia circular”, afirmou Lukas Visser, diretor de Investimentos Circulares do Ingka Group.
“Este investimento reflete o nosso compromisso de longo prazo na China. Para responder às necessidades dos clientes no futuro, temos a responsabilidade e a oportunidade de liderar a transição para a economia circular para além da IKEA. A escala e as capacidades de inovação deste mercado criam oportunidades significativas para esta transformação”, acrescentou Pontus Erntell, presidente e diretor de Sustentabilidade da IKEA China.
A Re-mall, sediada em Xangai, opera uma unidade de produção na província de Jiangxi, estrategicamente localizada para aceder a fluxos de resíduos plásticos provenientes de grandes centros urbanos como Guangzhou e Xangai, tanto na região do Delta do Rio Yangtzé como na do Delta do Rio das Pérolas. O investimento permitirá à empresa aumentar a sua capacidade de reciclagem e desenvolver novos produtos.
“Estamos muito satisfeitos por receber a Ingka Investments como parceira estratégica na nossa missão de acelerar a economia circular dos plásticos. Esta colaboração é um marco importante na nossa jornada para expandir soluções sustentáveis a nível global”, afirmou ZHU Kuan, CEO da Re-mall.
O Ingka Group criou o seu portefólio de investimentos circulares em 2017, com foco em materiais de elevada pegada de carbono, cuja infraestrutura de reciclagem é insuficiente e que são relevantes para as operações da IKEA. O objetivo é desenvolver negócios rentáveis que evitem milhões de toneladas de CO₂e e aumentem a disponibilidade de materiais reciclados no mercado.
Este investimento complementa a participação minoritária já detida na Morssinkhof Rymoplast, recicladora europeia de plásticos que contribui para a redução da pegada de carbono.
Sobre a Ingka Investments
A Ingka Investments é o braço de investimento do Ingka Group, maior retalhista IKEA do mundo, com atuação em seis áreas estratégicas: terrenos florestais, energias renováveis, imobiliário, economia circular, mercados financeiros e aquisições e investimentos de risco. Apoia a transição para a economia circular investindo em empresas que expandem a infraestrutura de reciclagem e reduzem o fosso entre a capacidade e a procura de materiais reciclados. Mais informações: www.ingka.com/what-we-do/ingka-investments/.
Sobre o Ingka Group
Com operações de retalho IKEA em 31 mercados, o Ingka Group é o maior retalhista IKEA, representando cerca de 90% das vendas globais da marca. Atua como parceiro estratégico na inovação e desenvolvimento do negócio IKEA, operando três áreas principais: IKEA Retail, Ingka Investments e Ingka Centres.
Para mais informações clica aqui.