Campo Johan Castberg Inaugurado Oficialmente Pela Ministra da Energia

Hoje, dia 8 de agosto, o campo petrolífero Johan Castberg foi oficialmente inaugurado pelo ministro da Energia da Noruega, Terje Aasland.

Localizado no norte da Noruega, Johan Castberg é o campo petrolífero mais setentrional do país e terá uma produção prevista para pelo menos 30 anos. Esta operação representa um enorme valor económico e efeitos de retaguarda, reforçando o papel da Noruega como fornecedor de energia confiável e de longo prazo. O campo produz atualmente cerca de 220.000 barris de petróleo por dia.

“Este é um marco importante para a indústria petrolífera no Mar de Barents. Com o início da produção em Castberg, a região conta agora com o nosso segundo maior campo produtor de petróleo, o segundo maior campo de gás e a maior descoberta em consideração para desenvolvimento. Além disso, o campo Castberg é um excelente exemplo dos efeitos positivos que a produção offshore tem no continente. Com Castberg, existem três campos em produção no Mar de Barents, o que assegura empregos na comunidade local e uma base para novos contratos por um longo período,” afirmou Terje Aasland no seu discurso dirigido à equipa do FPSO logo após a cerimónia de abertura.

A inauguração contou com a presença da equipa do FPSO Johan Castberg, responsáveis do Ministério da Energia, incluindo o ministro Terje Aasland, os presidentes das câmaras de Hammerfest e Harstad, dirigentes da Direção Norueguesa do Offshore, da Autoridade Norueguesa da Indústria Oceânica, bem como representantes da Equinor, Vår Energi, Petoro, Aker Solutions e dos trabalhadores.

“Este é um dia histórico. O Mar de Barents está a tornar-se cada vez mais importante para o papel da Noruega enquanto exportadora de energia a longo prazo. Johan Castberg produzirá de forma segura e eficiente por pelo menos 30 anos. Estamos a avançar bem e já fizemos novas descobertas na área. Durante toda a vida produtiva do campo, realizaremos investimentos significativos que irão criar empregos e oportunidades para a indústria de fornecimento,” acrescentou Kjetil Hove, vice-presidente executivo da Equinor para Exploração e Produção na Noruega.

Menos de três meses após o início da produção, Johan Castberg atingiu a sua capacidade máxima de 220.000 barris por dia. A cada três ou quatro dias, partem cargas do campo, cujo valor pode rondar os 500 milhões de coroas norueguesas, dependendo do preço do petróleo. Cerca de 95% das entregas ao campo na fase operacional são asseguradas por fornecedores noruegueses.

Com bases de abastecimento e helicópteros em Hammerfest, o campo é operado a partir do escritório da Equinor em Harstad. Está prevista a perfuração de um total de 30 poços no Johan Castberg, com operações a decorrer até 2026, mantendo um elevado nível de atividade em Hammerfest.

Para mais informação clica aqui