ZeroAvia Recebe Nove Novas Patentes Para Motores a Hidrogénio

Empresa soma 45 patentes concedidas até hoje, reforçando liderança em tecnologia de aviação com zero emissões.

A ZeroAvia anunciou que já recebeu nove novas patentes em 2025, muitas delas consideradas fundamentais para o seu plano de desenvolvimento de motores elétricos a hidrogénio destinados a aeronaves regionais de grande porte. Com estas concessões, a empresa passa a contar com um total de 45 patentes relacionadas com sistemas de aviação a hidrogénio e elétricos, tendo ainda cerca de 250 pedidos adicionais em análise nos gabinetes de patentes internacionais.

Entre as novas concessões destaca-se a patente norte-americana n.º 12,341,225, que abrange um motor integrado elétrico a hidrogénio, considerado crucial para o desenvolvimento do motor modular multi-megawatt (MW) da ZeroAvia para as famílias ATR e Dash 8. Este conceito de design integra tecnologias avançadas no motor ZA2000, destinado a aeronaves regionais turboélice e jatos com capacidade para 40 a 80 passageiros, permitindo um conjunto propulsor compacto, denso em potência e totalmente isento de emissões.

No Reino Unido, a patente GB2614450 cobre revestimentos inovadores para placas bipolares de alumínio aplicadas em sistemas de células de combustível PEM de alta temperatura (HTPEM). Esta tecnologia permite operar a temperaturas mais elevadas com metais leves, superando desafios de degradação de materiais e abrindo caminho para sistemas de maior potência específica, requisito essencial na propulsão elétrica a hidrogénio para aviões de grande porte.

Outras patentes atribuídas este ano referem-se a sistemas de gestão criogénica, gestão térmica de células de combustível, catalisadores de células com nanopartículas de platina e um sistema de reabastecimento de aeronaves a hidrogénio que utiliza um gerador termoelétrico para aproveitar o calor do processo e fornecer eletricidade a outros sistemas do avião.

Com estas conquistas, a ZeroAvia consolida um portefólio de propriedade intelectual que cobre todos os subsistemas principais dos motores e aspetos de integração na aeronave, complementado por um conjunto robusto de segredos industriais, sobretudo no campo dos materiais aplicados às suas células HTPEM.

Num contexto em que Airbus e Boeing avançam com planos e registos de propriedade intelectual para fuselagens preparadas para hidrogénio, o desenvolvimento de tecnologias proprietárias de sistemas de motor torna-se um pilar estratégico para fabricantes que apostam em motores limpos para a aviação do futuro. Desde a sua fundação, a ZeroAvia considera a construção de um portefólio sólido de patentes como parte integrante da sua estratégia, permitindo progressos rápidos no desenvolvimento e abrindo novas oportunidades comerciais além do mercado primário de motores para aviação comercial.

Val Miftakhov, fundador e CEO da ZeroAvia, afirmou: “As recentes patentes apresentadas e concedidas no campo da aviação a hidrogénio mostram um setor em aceleração. À medida que os grandes fabricantes de aeronaves iniciam a competição pelas tecnologias do hidrogénio, surgem enormes oportunidades para empresas que lideram a propulsão a hidrogénio. Estas são as invenções que irão permitir viagens aéreas comerciais verdadeiramente limpas, mais acessíveis e altamente eficientes.”

Sobre a ZeroAvia

A ZeroAvia lidera a transição para um futuro limpo na aviação, desenvolvendo tecnologias de propulsão elétrica que reduzem custos e emissões, melhoram a qualidade do ar, diminuem ruído e aumentam a conectividade e independência energética. Está a certificar o seu primeiro motor completo para aviões de até 20 lugares e a trabalhar num sistema de potência superior para aeronaves com capacidade entre 40 e 80 lugares, tendo alcançado marcos significativos de ensaios em voo e regulamentação junto da FAA (EUA) e CAA (Reino Unido).

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