U.Porto tem 155 Investigadores Entre os Melhores do Mundo

Press Release: São da Universidade mais de um quinto dos 792 cientistas de instituições nacionais destacados nos rankings «World's Best Scientists 2025» do portal Research.com.

São referências em campos tão distintos como a Biologia, as Engenharias, a Medicina, a Psicologia a ou Química e, em conjunto, reúnem quase dois milhões de citações, resultantes de mais de 40 mil publicações científicas em revistas nacionais e internacionais. É esse o retrato dos 155 investigadores da Universidade do Porto destacados entre os World’s Best Scientists 2025, os rankings do portal Research.com que classificam anualmente os melhores e mais influentes cientistas do mundo nas respetivas áreas.

Com 168 referências (o/a mesmo/a investigador/a pode estar presente em mais do que um ranking) em 21 das 26 áreas avaliadas, os investigadores da U.Porto (ver lista abaixo) representam mais de um quinto do total de cientistas portugueses (792) referenciados nestes rankings.

Entre os critérios de análise utilizados para classificar os investigadores destacam-se o número de citações e o H-Index (Discipline H-index), um indicador que mede a influência de um investigador com base nas suas publicações científicas e no número de vezes que estas são citadas por outros investigadores. Quanto mais alto o H-Index, maior o impacto e o reconhecimento do seu trabalho na comunidade científica.

O perfil de cada cientista tem também em conta o número de publicações realizadas.

Química, Biologia e Ecologia são as áreas mais representadas

A Química é a área científica em que a U.Porto assume maior preponderância nos rankings do portal Research.com, surgindo representada por 41 cientistas. Seguem-se Biologia e Bioquímica (20 investigadores destacados), Ecologia e Evolução (19), Engenharia e Tecnologia (16), Ciências Ambientais (9) e Ciência dos Materiais (9).

Os restantes investigadores da Universidade estão distribuídos pelas áreas da Ciência de Computadores (7), Medicina (7), Engenharia Elétrica e Eletrónica (6) Ciência Animal e Veterinária (5), Engenharia Mecânica e Aeroespacial (4), Física (3), Ciências Sociais e Humanidades (4), Microbiologia (4), Genética 2), Neurociências (3), Psicologia (3), Ciências Agrárias (2), Biologia Molecular (1) e Ciências da Terra (1).

No seu conjunto, os 156 investigadores da U.Porto somam 42.076 publicações (praticamente o dobro das 21.664 identificadas na edição anterior do ranking) , a que corresponde um valor médio de publicações por investigador de 269.72.

Já o número total de citações ascende a 1.887.838, com um valor médio de 12.101,53 citações por cientista.

Os/as cientistas mais influentes

Analisando o desempenho individual dos investigadores, o maior destaque vai para o astrofísico Nuno C. Santos que, com um H-index de 143 e um total de 66,920 citações, referentes a 1.036 publicações, regista o melhor desempenho entre os cientistas da U.Porto classificados.

Posicionado no lugar 402 a nível mundial na área da Física, o investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), professor da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) e vencedor do Prémio de Excelência na Investigação Científica da U.Porto 2022 é, de resto,  o segundo investigador português com melhor performance nos rankings do Research.com, apenas superado por Rui L. Reis. da Universidade do Minho.

No “top 5” dos investigadores da U.Porto mais influentes destacam-se ainda: Jarle Brinchmann, físico e professor da Faculdade de Ciências (FCUP), com um H-index de 108; Alírio E. Rodrigues, engenheiro químico e professor da Faculdade de Engenharia (FEUP), com um H-index de 107; Félix Carvalho, professor da Faculdade de Farmácia (FFUP), com um H-index de 99; e o engenheiros e professor da FEUP, João P. S. Catalão, com 99 de H-index.

Para além de Nuno Cardoso Santos, há mais quatro investigadores da U.Porto que se destacam como os melhores portugueses nas respetivas áreas. São eles João Gama (Ciência de Computadores) João Catalão (Engenharia Elétrica e Eletrónica), Carla Oliveira (Genética) e Henrique Barros (Ciências Sociais e Humanidades).

Nota também para os 11 investigadores que surgem classificados em mais do que um ranking/domínio. São eles: Beatriz P. P. Oliveira (Biologia e Bioquímica e Química), Deolinda Flores (Ciências da Terra e Ecologia e Evolução), Elisa Lobato (Ciência Animal e Veterinária e Ecologia e Evolução), Henrique Barros (Ciências Sociais e Humanidades e Medicina), João Barros (Ciência de Computadores e Engenharia Eléctrica e Eletrónica), Lucas Filipe Silva (Ciência de Materiais e Engenharia Mecânica e Aeroespacial)., Lúcia Guilhermino (Biologia e Bioquímica e Ciências Ambientais), Marcelo F.S.F. de Moura (Ciência de Materiais e Engenharia Mecânica e Aeroespacial) e Patrícia Valentão (Biologia e Bioquímica e Química), Paula B. Andrade (Biologia e Bioquímica e Química) e Pedro Camanho (Ciência de Materiais e Engenharia Mecânica e Aeroespacial).

Refira-se que a grande maioria dos investigadores listados integram também a mais recente atualização da “World’s Top 2% Scientists list”, que classifica os cientistas mais citados a nível mundial nas respetivas áreas, de acordo com a SCOPUS, a maior base de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas.

Abaixo, pode consultar a lista completa de todos os investigadores da U.Porto destacados pelo Research.com, divididos por áreas temáticas. Os nomes encontram-se ordenados de acordo com a classificação atribuída.

BIOLOGIA E BIOQUÍMICA (20) 

BIOLOGIA MOLECULAR (1)

CIÊNCIA ANIMAL E VETERINÁRIA (5)

CIÊNCIA DE COMPUTADORES (9)

CIÊNCIA DE MATERIAIS (10)

CIÊNCIAS AGRÁRIAS (2)

CIÊNCIAS AMBIENTAIS (9)

CIÊNCIAS DA TERRA (1)

CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES (4)

ECOLOGIA E EVOLUÇÃO (19)

ENGENHARIA E TECNOLOGIA (16)

ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÓNICA (7)

ENGENHARIA MECÂNICA E AEROESPACIAL (4)

FÍSICA (3)

GENÉTICA (2)

MEDICINA (7)

MICROBIOLOGIA (4)

NEUROCIÊNCIAS (3)

PSICOLOGIA (3)

QUÍMICA (39)

Mais informações aqui