Press Release: A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT é uma das parceiras do projeto HUMAI – High Users Management with AI, uma iniciativa nacional que combina Inteligência Artificial e dados reais para enfrentar um dos maiores desafios do Serviço Nacional de Saúde: a sobreutilização das urgências por parte de utilizadores muito frequentes.
Desenvolvido em colaboração com a Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) e coordenado pelo Value for Health CoLAB, o HUMAI pretende criar uma plataforma preditiva, inteligente e centrada no doente, com soluções personalizadas que promovam uma gestão mais eficiente dos cuidados de saúde.
A NOVA FCT, através da sua investigação em ciência de dados e inteligência artificial, contribui com conhecimento técnico e científico para a construção de algoritmos preditivos robustos, capazes de apoiar decisões clínicas e antecipar situações de risco.
“Este projeto demonstra que a Inteligência Artificial pode e deve estar ao serviço das organizações públicas, com soluções inovadoras baseadas em dados da nossa população”, sublinha Ana Londral, diretora executiva e científica do Value for Health CoLAB e professora auxiliar na NOVA FCT.
O HUMAI dá continuidade ao trabalho do GRHU – Grupo de Resolução de Utilizadores Muito Frequentes –, iniciado em 2016, e visa agora escalar o modelo para todo o país, contribuindo para um SNS mais eficiente, sustentável e centrado nas pessoas.
Este projeto é financiado no âmbito do programa da União Europeia – NextGenerationEU através do investimento RE-C05-i08 – “Ciência Mais Digital” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Call Artificial Intelligence, Data Science and Cybersecurity of relevance to Public Administration, promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (referência 2024.07543.IACDC/2024).
Na imprensa
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, Observador.
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, RTP.
HUMAI financiado com fundos europeus quer resolver sobreutilização dos serviços de urgência, Jornal Económico.
Projecto HUMAI vai usar inteligência artificial para optimizar os recursos do SNS, Business.IT.
Projeto quer reduzir sobreutilização das urgências no SNS com ajuda de Inteligência Artificial, Sapo Tek.
Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal aposta na Inteligência Artificial para reduzir sobreutilização nas urgências, O Setubalense.
O que fazer com os doentes que vão muitas vezes às urgências?, 24 notícias.
Nova plataforma para reduzir sobreutilização das urgências no SNS com ajuda de IA: NOVA FCT, Value for Health CoLAB e ULSAS apresentam HUMAI, Executive Digest.
Conheça a nova plataforma que vai apoiar gestão de urgências no SNS, Forbes Portugal.
ULS Almada-Seixal e NOVA FCT criam plataforma com IA para reduzir pressão nas urgências, O Almadense.
Humai é o novo projecto nacional de IA que quer por em ordem as urgências dos hospitais, PC Guia.
Nova plataforma vai mapear padrões de uso das urgências para melhorar resposta do SNS, Link to Leaders.
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, Correio da Manhã.
Plataforma de IA visa aliviar pressão nas urgências de saúde, Noticiar.
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, Dn.notícias.
Plataforma para reduzir sobreutilização das urgências, TecnoHospital.
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, Saúde +.
Nova plataforma com inteligência artificial quer reduzir pressão nas urgências do SNS, NewsFarma.
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, Sapo.
Nova plataforma com IA quer reduzir urgências frequentes no SNS, O Empreendedor.
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, Diário de Viseu.
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, dn.notícias.
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, Diário de Coimbra.
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, ON Centro.
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