Nissan Formula E Team Irá Correr Com Uma Pintura Especial Azul-Esverdeado no Confronto Pelo Título em Londres

Press Release: A equipa japonesa celebra o lançamento mundial do novo Nissan LEAF no final da época.

A Nissan Formula E Team está pronta para enfrentar o Circuito ExCeL de Londres nas rondas 15 e 16 do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA 2024/25, com os olhos postos na luta pelos títulos de construtores e equipas. A caminho dos dois últimos eventos da 11.ª temporada, a equipa está em segundo lugar em ambas as classificações, mas está determinada a juntar estes títulos ao mais recente sucesso, depois de Oliver Rowland ter vencido o Campeonato do Mundo de Pilotos em Berlim.

Para a corrida deste fim de semana (26 e 27 de julho), a Nissan Formula E Team vai apresentar uma edição especial em azul-esverdeado do seu icónico desenho nos monolugares de flores de cerejeira, para celebrar o lançamento do novíssimo Nissan LEAF, produzido no Reino Unido. A terceira geração do veículo elétrico Nissan LEAF é construída com base em dados e know-how recolhidos desde a estreia do modelo pioneiro em 2010, que foi o primeiro veículo elétrico e de emissões zero de produção em série a nível mundial. O conhecimento adquirido com as cerca de 700.000 unidades vendidas nos últimos 15 anos ajudou a criar um veículo elétrico familiar com um visual elegante e arrojado.

A última visita da Nissan Formula E Team a Londres em 2024 foi um sucesso. Oliver Rowland fez uma excelente prova, saindo do nono lugar da grelha para conquistar uma vitória especial perante os seus fãs locais. Do outro lado da box, Norman Nato regressa ao cockpit do Nissan e-4ORCE 05 n.º 17, com o objetivo de continuar o seu forte historial no ExCeL de Londres, onde o francês marcou pontos em três das últimas quatro corridas realizadas.

A pista de 2,09 quilómetros é a única pista semi-interior do calendário da Fórmula E, passando pelo centro de exposições ExCeL London e pelas Royal Victoria Docks. O circuito estreito dificulta as ultrapassagens, o que significa que a qualificação será ainda mais importante do que na maioria das provas de Fórmula E. As melhores hipóteses de ganhar posições serão na Curva 1, bem como na secção exterior para a chicane da Curva 10-11, antes de voltar a entrar na Curva 16.

A ação em pista começa com os Treinos Livres às 16h00 (hora de Lisboa), na sexta-feira (dia 25 de julho), com a qualificação a ter lugar às 12h20 e o apagar das luzes às 17h00, tanto no sábado como no domingo.

Tommaso Volpe, Diretor-Geral e Chefe de Equipa da Nissan Formula E Team: "Estamos satisfeitos por chegar a Londres tendo já conquistado o título de pilotos e estando em forte disputa pelos outros dois campeonatos, o que era um dos nossos objetivos para esta época. Também estamos contentes por receber o Norman de volta, depois de ter falhado a última ronda. Temos ótimas recordações desta pista, tendo vencido a última corrida aqui com o Oliver. Tanto ele como o Norman tiveram bons resultados neste circuito no passado e, com o Oli já Campeão do Mundo, podemos ser agressivos e concentrar-nos totalmente em garantir o máximo de pontos para a equipa. As diferenças de pontos não serão fáceis de ultrapassar, mas tenho total confiança nos nossos engenheiros e pilotos e estamos prontos para dar tudo por tudo para chegar ao topo."

Oliver Rowland, Piloto da Nissan Formula E Team: "Gosto muito do circuito de Londres, apesar de não ter tido muito sucesso aqui até à época passada. Já corremos nesta pista há muitos anos, por isso todos estão familiarizados com ela. É um circuito divertido de conduzir e sabemos o que é preciso fazer com o carro em termos de gestão de energia. Parte do circuito foi repavimentado, o que esperamos que nos dê mais aderência. Estou à espera que as corridas sejam duras do ponto de vista físico, com as ultrapassagens a serem difíceis. As estratégias Pit Boost e Attack Mode serão cruciais para ganhar posições. Sinto-me mais tranquilo depois de ter ganhado o título de pilotos em Berlim, mas ainda temos de lutar pelos campeonatos de equipas e de construtores, por isso vamos dar tudo por tudo este fim de semana e desfrutar destas duas últimas corridas."

Norman Nato, Piloto da Nissan Formula E Team: "Estou muito entusiasmado por regressar a Londres. Gosto do desafio da pista, tem a sensação clássica da Fórmula E e é difícil fazer uma volta com a mudança de aderência do interior para o exterior. Torna a afinação do carro um pouco mais difícil, especialmente se houver chuva. Estou confiante de que podemos ter um fim de semana de final de temporada forte. O objetivo é claro – queremos ganhar os títulos das equipas e dos construtores e vamos fazer o nosso melhor para que isso aconteça."

Sérgio Sette Câmara, Piloto de Reserva e de Simulador da Nissan Formula E Team: "Londres é tão diferente de qualquer outra pista que temos no calendário da Fórmula E e é um dos meus circuitos favoritos. A diferença mais óbvia é o traçado semi-interior. São precisas algumas voltas para nos habituarmos a conduzir no interior, mas é uma caraterística muito divertida! O traçado é semelhante ao de Tóquio, é muito estreito e sinuoso, o que dificulta as ultrapassagens. Com o Attack Mode agora mais potente do que em visitas anteriores, graças à tração integral, será crucial alcançar uma mistura de boa qualificação e uma boa estratégia para obter um bom resultado."

Sobre a Nissan na Fórmula E:

A Nissan fez a sua estreia nas corridas totalmente elétricas na Temporada 5 (2018/19) do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, tornando-se o primeiro e único fabricante japonês a entrar na série.

Na Temporada 7 (2020/21), a Nissan anunciou o seu envolvimento a longo prazo na Fórmula E e o seu compromisso com a era Gen3, que decorrerá da Temporada 9 (2022/23) até ao final da Temporada 12 (2025/26) da série de corridas totalmente elétrica.

Em abril de 2022, a Nissan adquiriu a equipa de competição e.adams, com o fabricante de automóveis japonês a assumir a propriedade total do seu envolvimento no Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que iria fornecer a sua tecnologia de grupo motorpropulsor Nissan EV à McLaren Racing durante toda a era da Fórmula E Gen3.

A 28 de março de 2024, antes do primeiro E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou o seu compromisso a longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro fabricante a inscrever-se na era Gen4, que decorre até 2030, reforçando o seu compromisso com os objetivos de eletrificação da sua estratégia 'Ambition 2030'.

Para a Temporada 11 do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA, os pilotos de Fórmula E da Nissan serão Oliver Rowland e Norman Nato.

A Nissan corre na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissões zero a um público global. Como parte do seu objetivo de alcançar a neutralidade de carbono em todas as suas operações e no ciclo de vida dos seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os seus novos veículos até ao início da década de 2030 nos principais mercados. Mais informações disponíveis aqui.

Sobre a Fórmula E

O ABB FIA Formula E World Championship tornou-se o primeiro desporto global a ser certificado com uma pegada de carbono líquida zero desde o início em 2020, tendo investido em projetos de proteção climática certificados em todos os locais das corridas para compensar as emissões de todas as temporadas de corridas elétricas.

Todos os carros do campeonato são movidos a eletricidade, com a série atuando como uma plataforma competitiva para testar e desenvolver a mais recente tecnologia elétrica.

Os maiores fabricantes do mundo competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros das cidades, numa tentativa de combater a poluição atmosférica e diminuir os efeitos das alterações climáticas.

Sobre a Nissan em Portugal:

A Nissan tem como objetivo tornar-se uma empresa verdadeiramente sustentável, rumo a um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo.

A sustentabilidade está no cerne da visão a longo prazo da Nissan, a Nissan Ambition 2030. A Ambition 2030 apoia o objetivo da Nissan, que é ser neutra em carbono em todo o ciclo de vida dos seus produtos e operações até 2050. A região AMIEO da Nissan, com o EV36Zero no seu centro, está preparada para acelerar a mudança para um futuro eletrificado.

Para saber mais sobre a atividade da Nissan em Portugal, visite www.nissan.pt e https://portugal.nissannews.com/pt-PT.

Para obter mais informações sobre os produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável da Nissan, visite nissan-global.com. Pode também seguir-nos no Facebook, Instagram, X e LinkedIn e ver os nossos vídeos mais recentes no YouTube.

A sustentabilidade está no cerne da visão a longo prazo da Nissan, a Nissan Ambition 2030. A Ambition 2030 apoia o objetivo da Nissan, que é ser neutra em carbono em todo o ciclo de vida dos seus produtos e operações até 2050. A região AMIEO da Nissan, com o EV36Zero no seu centro, está preparada para acelerar a mudança para um futuro eletrificado.

Mais informações aqui