Música, Dança e Poesia Para as Noites de Julho no Pátio do Museu

Press Release: Os concertos de BAN, Trabalhadores do Comércio e Rão Kyao são "os nomes fortes do cartaz" das Noites no Pátio do Museu de 2025. 

Tal como já vem sendo hábito, está a aproximar-se o mês em que passamos as noites ao luar, a assistir a um espetáculo de dança, a fazer uma prova de vinhos, a participar de um workshop, ou a testemunhar o regresso aos palcos de uma banda rock dos anos 80 num tríptico de concertos. Estas são apenas algumas das propostas do programa Noites no Pátio do Museu 2025, uma oferta da Universidade do Porto a toda a cidade, com entrada gratuita, sempre às 21h30, no edifício histórico da Reitoria.

Um dos momentos mais aguardados do programa deste ano é a reunião em palco de João Loureiro (voz), Ana Deus (voz e vídeo) e Rui Fernandes (teclas, saxofone, guitarra, programações e acordeão), ou seja, três dos elementos da formação original dos BAN. Um reencontro inédito da banda portuense que irá revisitar alguns dos seus temas mais emblemáticos num concerto agendado para 24 de julho, cuja primeira parte ficará a cargo dos Conferência Inferno.

No dia seguinte, 25 de julho, sexta-feira, outra reunião do rock portuense dos anos 80. É com um assumido sotaque nortenho que os Trabalhadores do Comércio se apresentam em palco no ano em que celebram o 45.º aniversário do lançamento do seu primeiro single, Lima 5. Este e tantos outros clássicos da banda marcarão presença neste concerto das Noites no Pátio do Museu, que certamente irá colocar a audiência a cantar “Chamem a Polícia, chamem a polícia…”.

No dia seguinte, 26 de julho, será a vez de subir ao palco um outro notável da música portuguesa dos anos 80. Rão Kyao, celebrizado como interprete de flauta de bambu e de saxofone, desde cedo se deixou seduzir pela confluência entre a música portuguesa e as sonoridades que nos chegam do Oriente, uma união que será certamente tema central deste concerto.

O programa musical não se restringirá ao rock e terá, no dia 12 de julho, uma primeira amostra com uma simples questão: Quem é o José Valente? Navegando entre o violino e o violoncelo, o homónimo autor e intérprete deste álbum, é considerado um dos compositores mais inovadores da sua geração. Já no dia 18, será a vez de cantarolar em francês com Clélia Colonna, que irá revisitar temas de Édith Piaf e Serge Gainsbourg, entre outros.

Um mês inteiro de espetáculos ao ar livre

O “programa das festas” das Noites no Pátio do Museu começa, no entanto, bem antes, a 2 de julho. Será com dança contemporânea que abriremos as portas do edifício histórico da Reitoria da U.Porto para o primeiro dia deste festival de verão. Fuga Para O Tempo Presente–O Leve Poder Da Lua Apenas Queima Os Olhos é o título do espetáculo da NUISIS ZOBOP, uma associação cultural de criação, investigação e formação no domínio das artes performativas. Promete abordar “o conflito Instante-Eternidade, Permanência-Impermanência, Ethos-Pathos-Logos, com movimentos de ocupação do instante”, conferindo pertinência ao “presente frágil, via crucial de resiliência, em desfragmentação da identidade por todos os entes (im)possíveis na fragilidade do agora”.

Dia 3 de julho vamos falar de sotaques e pronúncias e, provavelmente, perceber que nem sempre conhecemos a língua que falamos todos os dias. E vamos descobrir palavras que vieram de línguas improváveis, perdidas noutros mares, de ideias falsas sobre o português, ou até de falantes a tentar mudar à força a sua própria língua, entre outros segredos e maravilhas. Marco Neves, o linguista com mais de 60.000 seguidores no TikTok, onde faz publicações sobre a nossa língua, combinando rigor académico com uma abordagem acessível e divertida, vem ao Pátio do Museu contar-nos Sete Segredos do Português.

Esta primeira semana será também dedicada ao bem-estar. E à ligação entre emoção, corpo e expressão. Com base em técnicas inspiradas no método científico Alba Emoting, serão trabalhados elementos como a respiração, a postura e a expressão facial, permitindo reconhecer e mobilizar emoções de forma consciente e saudável. Este workshop Performance e Bem-Estar, com Josefina Fuentes, agendado para dia 4 de julho, vai demonstrar como a arte pode ser um recurso para fortalecer a comunicação e a identidade pessoal e coletiva.

“Da dança à música e da poesia à performance, passando pela partilha de conhecimentos sobre temas como língua portuguesa e a enologia, apresentamos um programa eclético que se dirige a um conjunto de públicos muito variado”, afirma a vice-reitora para a Cultura e Museus da U.Porto, Fátima Vieira. “É mais uma oferta à cidade e a todos aqueles que se quiserem juntar a esta comunidade que se quer plural. Uma proposta que se alinha com a missão que tem guiado a atuação da U.Porto, ou seja, a de democratizar o acesso à cultura”, reforça.

O programa das Noites no Pátio do Museu vai prolongar-se durante do o mês de julho, no edifício histórico da Reitoria, sempre com entrada gratuita.

Foto: DR. 

Mais informações aqui