BIP PROOF Tem Mais de 100 Mil Euros Para Apoiar Inovação na U.Porto

Press Release: Estão abertas, a partir de hoje, as candidaturas ao financiamento do programa BIP PROOF, dedicado a apoiar provas de conceito no ecossistema de investigação da Universidade do Porto. A nova edição tem 110 mil euros para distribuir e receberá projetos até às 18 horas do dia 4 de Agosto, devendo os interessados preencher o formulário de candidatura, anexando uma declaração de apoio da unidade orgânica ou entidade participada na qual o promotor principal é afiliado.

Iniciativa é da U.Porto Inovação, o BIO PROOF conta, à semelhança de anos anteriores, com o apoio da Fundação Amadeu Dias e da Caixa Geral de Depósitos, mantendo o objetivo de premiar projetos de provas de conceito (proof of concept) que visam estimular a concretização de etapas de valor conducentes à valorização socioeconómica de resultados de investigação promissores. A presente edição é também apoiada pelo UI-Transfer 2.0, um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2030) do Portugal 2030.

Os projetos que venham a ser financiados no âmbito deste programa deverão realizar protótipos de viabilidade técnica, ensaios in-vitro/in-vivo, estudos de viabilidade e de mercado ou outras atividades que lhes acrescentem valor e alavanquem a sua transferência para empresas já existentes ou para empresas spin-off que venham a ser constituídas para o efeito.

Nesta edição, o programa está organizado em dois grandes domínios de aplicação científico-tecnológica, englobando, no primeiro caso, a Saúde, a Biotecnologia, a Tecnologia Alimentar e a Agricultura, e, no segundo, a Tecnologia da Informação, a Eletrónica, a Comunicação, a Energia, o Meio Ambiente, a Construção, os Transportes, a Segurança e os Processos Industriais. Assim, a presente edição apoiará os projetos mais bem classificados em cada uma das duas grandes área, de acordo com a proporção de candidaturas recebidas por cada um, o que significa que onze dos projetos candidatos vão receber até 10 mil euros para financiar as provas de conceito.

São elegíveis para financiamento projetos que, cumulativamente, resultem de I&D desenvolvida no ecossistema de investigação da Universidade do Porto, incluindo as unidades orgânicas e entidades participadas, cuja eventual propriedade intelectual anterior ou propriedade intelectual futura pertença à Universidade do Porto ou entidades participadas. As propostas devem ainda apresentar um objetivo claro com resultados bem definidos (prova de conceito experimental, protótipos a validar laboratorialmente ou em ambiente industrial), permitindo desenvolver ou clarificar a viabilidade de novos produtos, processos ou serviços, com aplicação bem definida. Os projetos terão ainda de evidenciar que o apoio obtido no âmbito do BIP PROOF terá um impacto significativo na sua aproximação ao mercado e garantir o compromisso da equipa envolvida em apoiar a transferência e uma eventual exploração comercial dos resultados obtidos.

Com base nestes critérios, a U.Porto Inovação irá proceder à análise das propostas e seriar os projetos mediante a avaliação da documentação entregue.  As linhas orientadoras do BIP PROOF, bem como o respetivo cronograma, estão disponíveis online, devendo eventuais dúvidas ser encaminhadas para o e-mail bip@reit.up.pt.

Sobre o BIP PROOF

O programa BIP PROOF foi, refira-se, criado pela U. Porto Inovação em 2018 e, ao todo, já distinguiu 44 ideias inovadoras, financiadas meio milhão de euros. Esta é a 8ª edição de um programa que tem demonstrado grande impacto em áreas como a colaboração com entidades externas (seja academia, indústria ou instituições públicas), a publicação de resultados e a produção nova investigação, mas também em aspetos socioeconómicos, destacando os mais de 2 milhões de euros em financiamento posteriormente arrecadados pelas equipas.

A primeira edição do BIP PROOF contou com o apoio do projeto U. Norte Inova e seis projetos receberam 20.000 euros. Foi já nesse ano que a Fundação Amadeu Dias (FAD) se juntou ao BIP PROOF, permitindo financiar mais quatro projetos com 10.000 euros para cada. A ligação da FAD ao programa manteve-se em todas as edições.

Nos ano seguintes repetiu-se a receita de sucesso: em 2019 foram distinguidos quatro projetos, cada um com 10 mil euros. Em 2020 o Santander Universidades juntou-se à iniciativa como patrocinador e foram eleitos seis vencedores, também com 10 mil euros. As edições seguintes (2021 2022) distinguiram 10 ideias inovadoras nascidas na U.Porto, contando com o apoio de projetos financiados (Spin-UP em 2021 e UI-TRANSFER em 2022) e também com o patrocínio da J.Pereira da Cruz em ambas as edições. O valor investido nessas duas edições ultrapassou os 100 mil euros.

Em 2023 e em 2024 foram apoiados 12 projetos com dez mil euros cada. Mais informação sobre os projetos selecionados em cada uma das edições pode ser encontrada aqui.

Mais detalhes aqui