Press Release: Paulo Faustino foi eleito para o Comité Internacional, sendo ainda o novo co-chair da Divisão de Serviço Público de Média da IAMCR.
Paulo Faustino, diretor do Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas da FLUP, foi recentemente eleito para integrar o Comité Internacional e para o cargo de co-presidente (co-chair) da Divisão de Serviço Público de Média da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), a maior associação mundial dedicada à área das Ciências da Comunicação.
A IAMCR é reconhecida internacionalmente pela promoção da investigação e pelo debate académico em torno dos media e da comunicação. Um dos momentos altos da sua atividade anual é a realização de uma conferência internacional, que este ano decorre em Singapura, entre 11 e 18 de julho. Para além de já desempenhar funções enquanto co-chair, Paulo Faustino apresentará ali uma comunicação intitulada Ten Faces for Public Service Media Governance: An Exploratory Model Based on a Pilot Empirical Study.
Paulo Faustino tem, nos últimos anos, desenvolvido diversas iniciativas e trabalhos de investigação no âmbito do Serviço Público de Média (SPM). Em maio de 2024, coordenou e organizou, em Lisboa, a conferência internacional da RIPE, uma rede académica internacional dedicada ao SPM, realizada em parceria com a RTP, a Universidade do Porto e a Universidade Nova de Lisboa.
Entre outros de Paulo Faustino contributos para a área, destaca-se também a co-edição do livro Serviço Público de Média: Inovação, Desafios e Cidadania, recentemente apresentado no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Está igualmente prevista uma sessão de lançamento no Porto, em data a anunciar.
Professor no Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da FLUP e investigador integrado do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), Paulo Faustino é também Senior Fellow do Columbia Institute for Tele-information da Universidade de Columbia (Nova Iorque). O seu percurso inclui ainda a fundação e a presidência, entre 2014 e 2019, da International Media Management Academic Association (IMMAA), bem como a fundação e participação no board da European Media Management Association, entre 2009 e 2013.
Mais informações aqui.